dc.contributor.author | Steola, Pedro Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T18:53:11Z | |
dc.date.available | 2023-04-05T18:53:11Z | |
dc.date.issued | 2023-03-23 | |
dc.identifier.citation | STEOLA, Pedro Ferreira. Análise dos índices de acidentes rodoviários brasileiros com óbitos no período pré e pós pandêmico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17626. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17626 | |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to measure possible sudden changes in accident rates during the pandemic period, which characterize atypical situations due to the exceptionality of the event. This measurement is possible in view of national trends of variation in the number of claims and mortality rates. The study utilizes national trends in road accidents and mortality rates, comparing pre and post-pandemic data to gain an overview of the country during that time. The Federal Government provided the data used in this research through filters available on its website, which were divided by year of interest. To gain insight into state-specific data, population and vehicle fleet information was collected. Simple methodology was applied to compare total deaths and death rates per 100 thousand inhabitants and per 10 thousand vehicles. The results show variations in these indices between pre and post-pandemic periods, with no standard observed across the 27 states. However, the North, Northeast, and Mato Grosso regions had an increase in the indexes that could potentially be attributed to negligence in road safety practices, driver behavior, and traffic engineering. | eng |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sinistros rodoviários | por |
dc.subject | Comparação | por |
dc.subject | Índice de mortalidade | por |
dc.subject | Número de óbitos | por |
dc.subject | Período pré-pandêmico | por |
dc.subject | Período pandêmico | por |
dc.title | Análise dos índices de acidentes rodoviários brasileiros com óbitos no período pré e pós pandêmico | por |
dc.title.alternative | Analysis of Brazilian road accident indexes with deaths in the pre and post pandemic period | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Hirosue, Fernando Hideki | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4091598921285700 | por |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho é mensurar possíveis alterações bruscas nos índices de acidentalidade, durante o período de pandemia, que caracterizem situações atípicas devido à excepcionalidade do evento. Esta mensuração é possível diante tendências nacionais de variação do número de sinistros e índices de mortalidade. Assim, a comparação entre os anos de pré pandemia e pandemia em relação aos índices trouxe a análise geral do Brasil durante este período. Os dados absolutos do número de mortos foram obtidos por meio da base de dados do Governo Federal que fornece vários filtros quantificadores dos óbitos, referente à vias públicas (municipais, estaduais e federais) que ocorreram durante o ano de interesse. Concomitantemente, fez-se a pesquisa dos dados populacionais e dados da frota de veículos de cada Unidade Federativa para a obtenção dos valores dos índices referente a cada estado brasileiro. Utilizou-se métodos comparativos simples por meio do número de mortes absoluto, índice de mortes a cada 100 mil habitantes e índice de mortes a cada 10 mil veículos e assim fez-se o ranqueamento dos estados brasileiros em relação a variação destes índices entre o período pré-pandêmico e pandêmico. Os resultados apontam alguns estados com aumento neste período e outros com diminuição dos índices, porém não houve um padrão seguido pelas 27 unidades federativas que caracterizassem o Brasil como um todo. Entretanto, concluiu-se que os estados do Norte e Nordeste, juntamente ao estado do Mato Grosso, obtiveram aumento dos índices que indicam possíveis negligências de manutenção de vias, engenharia de tráfego e comportamento dos condutores. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/8249550349719239 | por |
dc.publisher.course | Engenharia Civil - ECiv | por |