dc.contributor.author | Gomes, Letícia Asheley | |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T18:54:46Z | |
dc.date.available | 2023-04-05T18:54:46Z | |
dc.date.issued | 2023-03-20 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Letícia Asheley. Elementar: um jogo de tabuleiro sobre a história da química para o novo ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17627. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17627 | |
dc.description.abstract | Several works in the field of science education highlight the contribution of the use of games to the teaching and learning processes. In Chemistry Education, these resources can be auxiliary tools for the teacher, since they seek to arouse the students' interest, promote interaction in the classroom and facilitate the understanding of contents treated in this discipline. This paper deals with the development, application and evaluation of a board game called “Elementar”, an adaptation of the game Jogo Perfil®. The game has an investigative character and discusses the concept of chemical element through the approach of the History of Chemistry. The data obtained on the application of this didactic resource, with students of the 2nd grade of the New High School of a state public school in the State of São Paulo, were analyzed considering the normative character of the BNCC and the São Paulo Curriculum, as well as the conception of the indicators of the scientific literacy process by Sasseron and Carvalho (2008). The results show that the didactic game fits into the norms of flexibility in the New High School, since it allows for the deepening of knowledge in the area of natural sciences, and contributes to the teaching and learning situations of the objects of knowledge of Chemistry to occur in a more attractive and meaningful way for the student. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogo de tabuleiro | por |
dc.subject | História da química | por |
dc.subject | Novo ensino médio | por |
dc.subject | Ensino de química | por |
dc.subject | Board game | eng |
dc.subject | History of Chemistry | eng |
dc.subject | New High School | eng |
dc.subject | Chemistry teaching | eng |
dc.title | Elementar: um jogo de tabuleiro sobre a história da química para o novo ensino médio | por |
dc.title.alternative | Elementary: a board game about the history of chemistry for the new high school | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Benedetti Filho, Edemar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5963704923612696 | por |
dc.description.resumo | Diversos trabalhos no âmbito da educação em ciências destacam a contribuição do uso de jogos para os processos de ensino e aprendizagem. No Ensino de Química, esses recursos podem constituir ferramentas auxiliares para o professor, uma vez que buscam despertar o interesse dos alunos, promover a interação em sala de aula e facilitar a compreensão de conteúdos tratados nessa disciplina. O presente trabalho aborda o desenvolvimento, aplicação e avaliação de um jogo de tabuleiro denominado “Elementar”, que consiste em uma adaptação do Jogo Perfil®. O jogo possui caráter investigativo e discute o conceito estruturante de elemento químico por meio da abordagem da História da Química. Os dados obtidos acerca da aplicação desse recurso didático, com alunos da 2ª série do Novo Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do Estado de São Paulo, foram analisados considerando o caráter normativo da BNCC e do Currículo Paulista, bem como a concepção dos indicadores do processo de alfabetização científica de Sasseron e Carvalho (2008). Os resultados mostram que o jogo didático se enquadra nas normativas da flexibilização no Novo Ensino Médio, uma vez que possibilita o aprofundamento nos conhecimentos da área de CNT e contribui para que as situações de ensino e aprendizagem dos objetos do conhecimento de Química ocorram de forma mais atrativa e significativa para o estudante. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.publisher.course | Química - QL-So | por |