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Propostas metodológicas para a educação ambiental: representação social e interpretação de imagens.
dc.contributor.author | Silveira, Anamaria | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:29:47Z | |
dc.date.available | 2005-01-21 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:29:47Z | |
dc.date.issued | 2003-10-15 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Anamaria. Propostas metodológicas para a educação ambiental: representação social e interpretação de imagens.. 2003. 245 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1763 | |
dc.description.abstract | This paper had the objective of applying a methodology which is aimed at the Public School, more specifically to Fundamental Education, as a contribution to the implementation of Environmental Education programs. The target public for this study were fifth grades students attending the state public school Antônio Militão de Lima and their respective teachers. In order to achieve the proposed objectives, a pedagogical intervention which privileged the Theory of Social Representation was established, based on the methodology developed by the educator Marcos Reigota and an interdisciplinary program, whose aim was to arouse the elements involved towards the forming of citizenship and ecological awareness. The teachers were oriented to the importance of collective and interdisciplinary involvement through offering capacitating courses and interaction with local reality. The results obtained demonstrated the true difficulties faced today by the Public Scholl, and their development of program allowed us to conclude that: 1) capacitating courses for teachers could contribute to arousing a mere critical vision of reality in the educator; 2) the results brought a series of information (informal) through interviews as well as through classroom discussions regarding the children s learning. The Theory of Social Representation and methodology of image interpretation were efficient to motivation students, teachers and other involved. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Bacia hidrográfica | por |
dc.subject | São Carlos (SP) | por |
dc.subject | Representação social | por |
dc.title | Propostas metodológicas para a educação ambiental: representação social e interpretação de imagens. | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Tundisi, José Galizia | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5730659239785432 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo a aplicação de uma metodologia voltada para a Escola Pública, especificamente ao Ensino Fundamental, como contribuição à implantação de programas de Educação Ambiental. O público alvo para essa pesquisa contou de alunos da quinta série da Escola Estadual Antônio Militão de Lima e seus respectivos professores. De modo a atingir os objetivos propostos, estabeleceu-se uma intervenção pedagógica que privilegiou a Teoria das Representações Sociais, baseada na metodologia desenvolvida pelo educador Marcos Reigota e programa interdisciplinar, cuja meta foi despertar os elementos desenvolvidos para a formação da cidadania e de uma consciência ecológica. Os professores foram orientados para a importância do trabalho coletivo e interdisciplinar através do oferecimento de cursos de capacitação e envolvimento com a realidade regional. O trabalho foi desenvolvido junto à comunidade local, no entrono do Córrego Tijuco Preto, nas proximidades da escola. Os resultados obtidos demonstraram as reais dificuldades enfrentadas hoje pela Escola Pública e o desenvolvimento do programa de Educação Ambiental permitiu concluir que: 1) cursos de capacitação para professores poderiam contribuir para despertar no educador uma visão mais crítica da realidade; 2) os resultados trouxeram muitas informações (não formais), tanto através das entrevistas como das discussões em sala de aula sobre o aprendizado dos alunos. A Teoria das Representações Sociais e da metodologia da interpretação de imagens foi eficiente para o desenvolvimento da motivação dos alunos, professores e demais envolvidos. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775498E6 | por |