dc.contributor.author | Oliveira, Guilherme Rossi de Avelar | |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T11:55:46Z | |
dc.date.available | 2023-04-18T11:55:46Z | |
dc.date.issued | 2023-02-17 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Guilherme Rossi de Avelar. Controle H infinito não linear adaptativo baseado em processos gaussianos para quadrotor. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17785. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17785 | |
dc.description.abstract | The use of Unmanned Aerial Vehicles (UAVs), may be subject to external disturbances, such as wind gusts, aerodynamic forces, and parametric uncertainties, depending on the location where it is to be used. Therefore, the automatic control must be robust enough to perform a pre-established task. In this work, we propose a robust control strategy based on the dynamic model to mitigate external disturbances and parametric uncertainties. The H Infinity criterion has been used for other types of robots and will be applied to quadrotor aircraft in this work. In addition to this robust character of the adopted control criterion, this work uses Gaussian processes to complement the mathematical model of the quadrotor, estimating the uncertainties not modeled by the nominal model. This combination is backed up by ensuring the stability of the resulting robust control system. An analysis of the trajectory tracking of all controllers is made, considering different levels of parametric uncertainty and external disturbances. Along with the development of the controllers, a complete study is made about the implementation of control algorithms on a real quadrotor, proposing a localization system based on the odometry of the aircraft and on a visual SLAM algorithm, using the camera present in it. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Quadrotor | por |
dc.subject | Controle | por |
dc.subject | Escala | por |
dc.subject | Robusto | por |
dc.subject | Adaptativo | por |
dc.subject | Processos Gaussianos | por |
dc.subject | Gaussian Process | eng |
dc.subject | Tracking | eng |
dc.subject | Control | eng |
dc.subject | H Infinity | eng |
dc.title | Controle H infinito não linear adaptativo baseado em processos gaussianos para quadrotor | por |
dc.title.alternative | Adaptive non-linear control based on gaussian process for quadrotors | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Inoue, Roberto Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6221209121565990 | por |
dc.description.resumo | A utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs), pode estar sujeita a perturbações externas, como rajadas de vento, forças aerodinâmicas e incertezas paramétricas, dependendo do local onde será utilizado. Portanto, o controle automático deve ser robusto o suficiente para realizar uma tarefa pré-estabelecida. Neste trabalho, propomos uma estratégia de controle robusta baseada no modelo dinâmico para mitigar distúrbios externos e incertezas paramétricas. O critérioH Infinito foi usado para outros tipos de robôs e será aplicado ao quadrotor neste trabalho. Além desse caráter robusto do critério de controle adotado, este trabalho usa processos gaussianos para complementar o modelo matemático do quadrotor, estimando as incertezas não modeladas pelo modelo nominal. Esta combinação é apoiada garantindo a estabilidade do sistema de controle robusto resultante. Uma análise sobre o rastreamento de trajetória de todos os controladores é feita, considerando diferentes níveis de incerteza paramétrica e perturbações externas. Junto com o estudo dos controladores, também é realizado um estudo completo sobre a implementação dos controles em um quadrotor, propondo um sistema de localização baseado na odometria da aeronave e em um algoritmo SLAM visual, utilizando-se da câmera presente na mesma. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::HOVERCRAFT | por |
dc.description.sponsorshipId | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001. | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8049833442437944 | por |