Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNogueira, Juliana Mendes
dc.date.accessioned2023-05-04T17:51:32Z
dc.date.available2023-05-04T17:51:32Z
dc.date.issued2023-04-05
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Juliana Mendes. Da internet à sala de aula: um estudo exploratório de laboratórios brasileiros de experimentação remotamente controlados para aprendizagem de Física. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17947.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17947
dc.description.abstractObserving that many educators have sought to use diverse teaching methodologies as a motivating tool in Physics classes, it becomes significant to study their potential, as well as to explore possible associations of different strategies, analyzing their complexities and applicability as a didactic resource. In this sense, this research sought, based on the analysis of remote Brazilian laboratories, to evaluate the limits and possibilities of associating digital information and communication technologies and experimentation. Four Brazilian laboratories that are active from their experiments were analyzed; scripts to support teachers; technological resources used for control; and availability of internet access. Due to the pandemic scenario of COVID-19, started in 2020 and reopening of schools in partial format, in 2022, Brazilian remote laboratories had their availability negatively affected, since initially twenty-five experiments were accounted for, however only thirteen experimental objects and nine teaching materials were available. It was observed that Astronomy is the area of Physics most contemplated in Brazilian remote laboratories, followed by the areas of Mechanics and Electricity. During the research, it was noticed the need to prepare the professors so that the use of the experimental apparatus can reach the objectives of a scientific learning with meanings. Nevertheless, all the analyzed equipment presented resources capable of assisting in the students' teaching-learning process.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperimentationeng
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectInformation and Communication Technologieseng
dc.subjectRemote Laboratoryeng
dc.subjectLaboratório Remotopor
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.titleDa internet à sala de aula: um estudo exploratório de laboratórios brasileiros de experimentação remotamente controlados para aprendizagem de Físicapor
dc.title.alternativeFrom the internet to the classroom: an exploratory study of Brazilian remotely controlled experimentation laboratories for physics learningeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Gebara, Maria José Fontana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6585493065968961por
dc.description.resumoObservando que muitos educadores têm buscado utilizar metodologias de ensino diversificadas com o intuito de motivar os estudantes nas aulas de Física, torna-se significativo estudar suas potencialidades, bem como explorar possíveis associações de diferentes estratégias, analisando suas complexidades e aplicabilidade como recurso didático. Nesse sentido, esta pesquisa procurou, a partir da análise de laboratórios remotos brasileiros, avaliar os limites e as possibilidades da associação de tecnologias digitais de informação e comunicação e da experimentação. Foram analisados quatro laboratórios brasileiros que se encontram ativos, a partir de seus experimentos; roteiros de suporte aos docentes; recursos tecnológicos utilizados para controle; e disponibilidade de acesso na internet. Devido ao cenário pandêmico de COVID-19, que teve início em 2020 e reabertura de escolas no formato parcial, em 2022 os laboratórios remotos brasileiros tiveram sua disponibilidade afetada negativamente, uma vez que foram contabilizados, inicialmente, vinte e cinco experimentações, contudo apenas treze objetos experimentais estavam disponíveis para a realização das análises propostas. Observou-se que a Astronomia é a área da Física mais contemplada nos laboratórios remotos brasileiros, seguida das áreas de Mecânica e Eletricidade. Durante a pesquisa, percebeu-se a necessidade de capacitar os docentes para que a utilização do aparato experimental possa atingir os objetivos do processo ensino aprendizagem. Mesmo assim, todos os equipamentos analisados apresentaram recursos capazes de auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos discentes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4846028672147061por
dc.publisher.courseFísica - FL-Sopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9399-3683por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil