Show simple item record

dc.contributor.authorThiemann, Flávia Torreão Corrêa da Silva
dc.date.accessioned2016-06-02T19:29:56Z
dc.date.available2013-05-24
dc.date.available2016-06-02T19:29:56Z
dc.date.issued2013-03-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1797
dc.description.abstractBiodiversity is all around us, in what we wear, eat, into objects from our daily, past and future lives. It is present as an explosion of colors and hues, sounds and smells. It is both invisible and inescapable. The discourses on biodiversity are also multiple: it is the basis of life on Earth, it is essential, and yet suffers constant threats. In this thesis we seek to raise possibilities of working with biodiversity as a theme in an urban environment, the São Carlos Ecological Pole, and to understand the meanings attributed to biodiversity by researchers and students in the Life Sciences and similar areas, and to envision possibilities for addressing the concept of biodiversity in environmental education processes conducted within the principles of a critical environmental education. We conducted a qualitative study, using naturalist research techniques and the Delphi Method, and used a philosophical hermeneutics perspective to interpret and understand the data. This research generated nine categories of meaning attributed to biodiversity: Concreteness, Symbolic, Knowledge, Holism, Kaleidoscope, Hidden, Threatened, Inclusive and Exclusive, listed 16 sets of concepts considered essential, organized in spheres that contemplate aspects of scientific content, values and action, and six suggestions of themes that can help the process of learning about biodiversity: Experiencing biodiversity; "Opening your eyes" for biodiversity; Exercising dialogue/discussions; Acknowledging the importance of biodiversity and the limits of human interference; Biodiversity in our own territory; Overcoming teaching fragmentation. The results are ideas, suggestions, possibilities to be explored from the perspective of a critical environmental education, and must be contextualized in processes that respect the multiplicity of views on environmental issues, and seek understanding and to build agreements that allow for action in favor of the diversity of life on Earth.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação ambiental críticapor
dc.subjectPolo Ecológico de São Carlospor
dc.subjectPerspectiva hermenêuticapor
dc.subjectEcologiapor
dc.subjectBiodiversidadepor
dc.subjectAmbiente urbanopor
dc.subjectBiodiversityeng
dc.subjectCritical environmental educationeng
dc.subjectSão Carlos Ecological Poleeng
dc.subjectUrban environmenteng
dc.subjectHermeneutics perspectiveeng
dc.titleBiodiversidade como tema para a educação ambiental : contextos urbanos, sentidos atribuídos e possibilidades na perspectiva de uma educação ambiental críticapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Haydée Torres de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5458113597909705por
dc.description.resumoA biodiversidade está em tudo ao nosso redor, no que vestimos, comemos, em objetos de nosso cotidiano, passado e futuro. Faz-se presente como uma explosão de cores e tons, de sons e aromas. É ao mesmo tempo invisível e inescapável. Os discursos sobre a biodiversidade também são múltiplos: ela é a base da vida na Terra, é essencial, e, no entanto, sofre ameaça constante. Nesta tese buscamos levantar possibilidades de trabalho com o tema da biodiversidade em um ambiente urbano, o Polo Ecológico de São Carlos e entender quais são os sentidos atribuídos à biodiversidade por pesquisadoras/es e estudantes da área de Ciências Biológicas e afins, e as possibilidades de trabalhar com o conceito da biodiversidade em processos educativos conduzidos dentro dos princípios de uma educação ambiental crítica. Realizamos uma pesquisa qualitativa, com o uso de técnicas de pesquisa naturalista e do Método Delphi, e utilizamos o referencial da hermenêutica filosófica na interpretação e compreensão dos dados. Na pesquisa foram geradas nove categorias de sentido atribuído à biodiversidade: Concretude, Simbólico, Conhecimento, Holismo, Caleidoscópio, Oculta, Ameaçada, Inclusiva e Exclusiva, elencados 16 conjuntos de conceitos considerados essenciais, organizados em esferas que contemplam aspectos de conteúdos científicos, valores e atuação, e seis sugestões de temas que podem auxiliar o processo de aprendizagem sobre a biodiversidade: Experimentar a biodiversidade; Abrir os olhos para a biodiversidade; Exercitar diálogo/debates; Perceber a importância da biodiversidade e os limites da interferência humana; Biodiversidade no próprio território; Superação da fragmentação do ensino. Os resultados são ideias, sugestões, possibilidades a serem exploradas, sob a perspectiva da educação ambiental crítica, e devem ser contextualizadas em processos que respeitam a multiplicidade de olhares sobre a questão ambiental e buscam a compreensão e a construção de acordos que permitam a ação em prol da diversidade de vida do planeta.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERNpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4159638058064663por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record