dc.contributor.author | Botega, Beatriz Aparecida | |
dc.date.accessioned | 2023-05-17T12:41:55Z | |
dc.date.available | 2023-05-17T12:41:55Z | |
dc.date.issued | 2023-03-15 | |
dc.identifier.citation | BOTEGA, Beatriz Aparecida. O ensino de ciências e biologia num clube de ciências sobre fake news. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18025. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18025 | |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze and identify the possibilities of teaching work related to fake news during the COVID-19 global pandemic at the Science Club carried out in the Pedagogical Residence Program. A preceptor and three residents of the same school in São Carlos were interviewed, all of whom were part of a Science Club related to fake news. The interviews were semi-structured and held first with the preceptor teacher and later with the residents in the form of a focus group. The interviews were analyzed according to the framework and through them we built the following categories: Fake news and its implications for the educational process, Formative aspects of the Pedagogical Residency Program, and (Im)possibilities for the development of the Science Club during the pandemic. All participants cited fake news as being intentionally done in order to manipulate the public. In addition, the participants highlighted that teachers have a social role and are important for tackling fake news. The limitations faced mainly relate to the scarcity of information and details in the public notice, lack of student motivation, as well as absence of school support. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências e biologia | por |
dc.subject | Fake news | por |
dc.subject | Programa residência pedagógica | por |
dc.subject | Clube de Ciências | por |
dc.subject | Science and biology teaching | eng |
dc.subject | Fake news | eng |
dc.subject | Pedagogical residency program | eng |
dc.subject | Science club | eng |
dc.title | O ensino de ciências e biologia num clube de ciências sobre fake news | por |
dc.title.alternative | Teaching science and biology in a science club about fake news | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Carnio, Michel Pisa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0198207700485715 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar e identificar as possibilidades de trabalho docente no Clube de Ciências realizado no Programa Residência Pedagógica relacionado as fake news durante a pandemia de COVID-19. Foram entrevistados uma preceptora e três residentes de uma mesma escola-campo na cidade de São Carlos – SP, todos faziam parte de um Clube de Ciências relacionado a fake news. As entrevistas foram semiestruturadas e realizadas primeiramente com a professora preceptora e, posterior com os residentes na forma de grupo focal. As entrevistas foram analisadas segundo o referencial e por meio delas construímos as seguintes categorias: Fake news e suas implicações para o processo educativo, Aspectos formativos do Programa Residência Pedagógica, e (Im)possibilidades do desenvolvimento do Clube de Ciências na pandemia. Todos os participantes citaram as fake news como sendo algo feito intencionalmente, a fim de manipular o público. Além de destacarem que os professores possuem um papel social e são importantes para o enfrentamento das fake news. As limitações enfrentadas referem-se principalmente a falta de organização do edital, com poucas instruções e orientações para o preceptor e residentes, falta de motivação dos alunos e a carência de apoio escolar. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5826625992410269 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL | por |