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dc.contributor.authorRoese, Mayla Willik Valenti
dc.date.accessioned2016-06-02T19:30:07Z
dc.date.available2014-12-04
dc.date.available2016-06-02T19:30:07Z
dc.date.issued2014-04-02
dc.identifier.citationROESE, Mayla Willik Valenti. Educação ambiental dialógico-crítica e a conservação da biodiversidade no entorno de áreas protegidas. 2014. 147 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1838
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho foi compreender os limites e as potencialidades do desenvolvimento de programas de educação ambiental para a conservação de animais predadores de topo de cadeia no entorno de áreas protegidas do interior do Estado de São Paulo. O processo de coleta e análise de dados envolveu pessoas com diferentes conexões com a temática estudada e cujos papéis históricos são relevantes para a transformação deste contexto, seguindo as indicações da metodologia comunicativa crítica. Realizamos levantamento de potencialidades das unidades de conservação do nordeste paulista para desenvolver ações educativas com enfoque na conservação da onça parda, com base em entrevistas estruturadas. Posteriormente, realizamos grupos focais comunicativos e entrevistas comunicativas com educadoras/es, funcionárias/os, pesquisadoras/es, gestoras/es, estudantes, trabalhador e produtor rural, envolvidos de diferentes formas com a temática da conservação da biodiversidade no interior e entorno das Estações Ecológica e Experimental de Itirapina (SP). Como principais resultados, identificamos a existência de ações voltadas ao envolvimento da comunidade do entorno nos trabalhos educativos que já ocorrem ou que poderiam ocorrer nas unidades de conservação do nordeste paulista. Destacamos a importância de um processo educativo com pessoas adultas que considere as características da vida adulta, assim como motivações pessoais e de trabalho para gerar transformações no sentido da conservação da biodiversidade e da melhoria da qualidade de vida das pessoas no entorno de áreas protegidas. Além disso, indicamos que as interações entre os seres humanos e os predadores precisam ser encaradas em sua complexidade, entendendo a posição de cada pessoa ou grupo em relação a situações conflituosas e promovendo um diálogo entre conhecimento acadêmico e popular para buscar soluções efetivas e duradouras. Finalmente, reconhecemos que o tema da conservação da onça parda deve ser associado a outros interesses e demandas da comunidade local para ser abordado de forma ampla e para promover novas formas de conhecer, valorizar e agir sobre a biodiversidade. Ainda apresentamos algumas considerações metodológicas e buscamos aproximar os princípios da aprendizagem dialógica à educação ambiental crítica.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectAprendizagem dialógicapor
dc.subjectDiversidade biológicapor
dc.subjectEducação ambiental dialógicocríticapor
dc.subjectMetodologia comunicativa-críticapor
dc.subjectPuma concolorpor
dc.subjectOnça pardapor
dc.subjectBiodiversityeng
dc.subjectCritical communicative methodologyeng
dc.subjectCritical dialogical environmental educationeng
dc.subjectDialogical learningeng
dc.titleEducação ambiental dialógico-crítica e a conservação da biodiversidade no entorno de áreas protegidaspor
dc.title.alternativeEducação ambiental dialógico-crítica e a conservação da biodiversidade no entorno de áreas protegidaseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Haydée Torres de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5458113597909705por
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho foi compreender os limites e as potencialidades do desenvolvimento de programas de educação ambiental para a conservação de animais predadores de topo de cadeia no entorno de áreas protegidas do interior do Estado de São Paulo. O processo de coleta e análise de dados envolveu pessoas com diferentes conexões com a temática estudada e cujos papéis históricos são relevantes para a transformação deste contexto, seguindo as indicações da metodologia comunicativa crítica. Realizamos levantamento de potencialidades das unidades de conservação do nordeste paulista para desenvolver ações educativas com enfoque na conservação da onça parda, com base em entrevistas estruturadas. Posteriormente, realizamos grupos focais comunicativos e entrevistas comunicativas com educadoras/es, funcionárias/os, pesquisadoras/es, gestoras/es, estudantes, trabalhador e produtor rural, envolvidos de diferentes formas com a temática da conservação da biodiversidade no interior e entorno das Estações Ecológica e Experimental de Itirapina (SP). Como principais resultados, identificamos a existência de ações voltadas ao envolvimento da comunidade do entorno nos trabalhos educativos que já ocorrem ou que poderiam ocorrer nas unidades de conservação do nordeste paulista. Destacamos a importância de um processo educativo com pessoas adultas que considere as características da vida adulta, assim como motivações pessoais e de trabalho para gerar transformações no sentido da conservação da biodiversidade e da melhoria da qualidade de vida das pessoas no entorno de áreas protegidas. Além disso, indicamos que as interações entre os seres humanos e os predadores precisam ser encaradas em sua complexidade, entendendo a posição de cada pessoa ou grupo em relação a situações conflituosas e promovendo um diálogo entre conhecimento acadêmico e popular para buscar soluções efetivas e duradouras. Finalmente, reconhecemos que o tema da conservação da onça parda deve ser associado a outros interesses e demandas da comunidade local para ser abordado de forma ampla e para promover novas formas de conhecer, valorizar e agir sobre a biodiversidade. Ainda apresentamos algumas considerações metodológicas e buscamos aproximar os princípios da aprendizagem dialógica à educação ambiental crítica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERNpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3372580099450528por


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