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dc.contributor.authorSene, Lorena Pires
dc.date.accessioned2023-08-12T00:41:29Z
dc.date.available2023-08-12T00:41:29Z
dc.date.issued2022-04-13
dc.identifier.citationSENE, Lorena Pires. A participação dos serviços no valor adicionado das exportações brasileira: uma análise de insumo-produto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18393.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18393
dc.description.abstractServices are traditionally considered intangible products, that is, they can be marketed only when incorporated into products from agriculture and/or manufacturing in the form of inputs. However, over the years, it appears that services are increasingly important in the production of economic growth since tertiary activities enable and intensify the increase in interaction between sectors. Considering that exports are a determining factor in national competitiveness and, also, that services are closely linked to changes in the prices of industrial products, this study seeks to investigate the participation of services in the added value of exports through a multisectoral approach, using the input-output analysis methodology, based on data from Brazil in the year 2018. The results point to the Maintenance and Repair Services, Other Service Activities and Transport sectors as key sectors of the services group, highlighting them as important suppliers and demanders for the economy and, also, that the participation of services in exports is substantially higher in added value when compared to their share in the gross value of exports. In this way, it is worth highlighting the importance of understanding the value-added potential of services, because of their relevance in the formulation of public policies aimed at production and trade, which directly and indirectly affect a country's competitiveness.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectServiçospor
dc.subjectInsumo-produtopor
dc.subjectValor Adicionadopor
dc.subjectExportaçõespor
dc.subjectServiceseng
dc.subjectInput-outputeng
dc.subjectValue-addedeng
dc.subjectExportseng
dc.titleA participação dos serviços no valor adicionado das exportações brasileira: uma análise de insumo-produtopor
dc.title.alternativeThe participation of services in the value-added of Brazilian exports: an input-output analysiseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Aparecida Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3455553543736709por
dc.description.resumoOs serviços, tradicionalmente, são considerados como produtos imateriais, isto é, podem ser comercializados apenas quando incorporados em produtos provenientes da agropecuária e/ou manufaturas na forma de insumos. No entanto, ao longo dos anos, verifica-se que os serviços são cada vez mais importantes na produção de crescimento econômico, uma vez que as atividades do terciário viabilizam e intensificam o aumento da interação entre os setores. Tendo em vista que as exportações são um fator determinante na competitividade nacional e, ainda, que os serviços estão intimamente ligados as mudanças nos preços dos produtos industriais, este estudo procura investigar a participação dos serviços no valor adicionado das exportações através de uma abordagem multissetorial, utilizando da metodologia da análise de insumo-produto, a partir dos dados do Brasil no ano de 2018. Os resultados apontam os setores de Serviços de Manutenção e Reparação, Outras Atividades de Serviços e Transportes como setores-chave do grupo de serviços, destacando-os como importantes ofertantes e demandantes para a economia e, ainda, que a participação dos serviços nas exportações é substancialmente maior em valor adicionado quando comparado com sua parcela no valor bruto das exportações. Dessa maneira, vale destacar a importância da compreensão do potencial do valor adicionado dos serviços, tendo em vista sua relevância na formulação de políticas públicas voltadas para a produção e o comércio os quais afetam direta e indiretamente a competitividade de um país.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseCiências Econômicas - CEc-Sopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7729-4068por


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