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dc.contributor.authorMoloway, Peguy Ndaya
dc.date.accessioned2023-09-22T11:34:04Z
dc.date.available2023-09-22T11:34:04Z
dc.date.issued2023-08-17
dc.identifier.citationMOLOWAY, Peguy Ndaya. Os desafios da educação ambiental na República Democrática do Congo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão e Análise Ambiental) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18607.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18607
dc.description.abstractLike many countries around the world, the Democratic Republic of Congo is one of the countries that suffers from serious environmental problems due to human activities; almost twenty percent (20%) of its population lives and is concentrated in the capital, this fact generates an over exploitation of natural resources and causes several negative impacts such as pollution in ecosystems. It is in this perspective that we consider environmental education as a response to contemporary environmental and social issues. Thus, the present study will have as its main objective to find out if the Democratic Republic of Congo has engaged in environmental education, and in a specific way to identify the strategies adopted to enhance this environmental education and identify the advances in environmental education. In pursuit of the proposed objectives, the study was developed from the methodologies of bibliographic, exploratory and documental studies; these methods helped to form concepts and definitions through authors, books and articles, as well as legal documents. From the data collected, it was possible to identify that the country does not have a national policy on environmental education, nor clear and well-defined strategies, in addition to a weakness in terms of financing for investments in this sector; and the concept of environmental education in the Congolese public is little known. This scenario leads us to conclude that the federal and state governments need to pay more attention to their main responsibilities. That is, without an accessible strategy on the subject of environmental education, there will be no possibility of achieving the desired sustainable development.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectGestão ambientalpor
dc.subjectRepública Democrática do Congopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectEnvironmental managementeng
dc.subjectDemocratic Republic of Congoeng
dc.titleOs desafios da educação ambiental na República Democrática do Congopor
dc.title.alternativeThe challenges of environmental education in the Democratic Republic of Congoeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Rodolfo Antônio de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0854609216769461por
dc.description.resumoComo muitos países ao redor do mundo, a República Democrática do Congo é um dos países que sofre graves problemas ambientais devido às atividades humanas; quase vinte por cento (20%) da sua população vive e está concentrada na capital, esse fato gera uma superexploração dos recursos naturais e causa vários impactos negativos como a poluição nos ecossistemas. É nessa perspectiva que consideramos a educação ambiental como uma resposta às questões ambientais e sociais contemporâneas. Assim, o presente estudo terá como objetivo principal buscar a saber se a República Democrática do Congo se engajou na educação ambiental, e de uma forma específica identificar as estratégias adotadas para potencializar essa educação ambiental e identificar os avanços da educação ambiental. Na busca dos objetivos propostos, o estudo se desenvolveu a partir das metodologias de estudos bibliográficos, exploratório e documental; estes métodos auxiliaram para a formação de conceitos e definições através de autores, livros e artigos, bem como os documentos legais. A partir dos dados recolhidos, foi possível identificar que o país não possui uma política nacional sobre a educação ambiental, nem estratégias claras e bem definidas, além de uma fragilidade quanto ao financiamento para investimentos nesse setor; e o conceito de educação ambiental no público congolês é pouco conhecido. Esse cenário leva-nos a concluir pela necessidade de maior atenção do governo federal e estadual quanto às suas principais responsabilidades. Ou seja, sem uma estratégia acessível sobre o tema educação ambiental, não haverá possibilidades para se alcançar o desejado desenvolvimento sustentável.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseGestão e Análise Ambiental - GAAmpor
dc.contributor.advisor1orcidhttp://orcid.org/0000-0002-8481-1008por


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