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dc.contributor.authorKondo, Bruno Hiroyuki
dc.date.accessioned2023-10-04T14:12:59Z
dc.date.available2023-10-04T14:12:59Z
dc.date.issued2023-08-18
dc.identifier.citationKONDO, Bruno Hiroyuki. Análise da acidentalidade viária em trechos urbanos da Rodovia Federal BR-369 no Estado do Paraná. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18705.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18705
dc.description.abstractRoad accidents in Brazil may present a worsening in their occurrence in the post-pandemic scenario. It is expected that the conditions of the roads will deteriorate due to a decrease in public and private investments, as well as an increase in vehicle traffic, driven by the resumption of economic activities, leading to an increase in the occurrence of accidents. Thus, the present study aims to observe road accidents in urban sections of the federal highway BR-369 in the state of Paraná, between the years 2015 and 2021. Parameters such as accident occurrence, fatalities, accident rates, and road classification in terms of overall condition, pavement, geometry, and signage were analyzed according to the methodology developed by the National Confederation of Transport (CNT). To achieve this, data extraction and analysis were necessary using the information provided by the Federal Highway Police, the CNT Highway Survey, and the National Department of Infrastructure and Transport. Additionally, georeferencing software was used to visually identify critical sections. After data collection, processing, and calculation of indicators, sections that stood out due to the recurrence of accidents over the years were observed, especially in more urbanized regions with significant traffic volume. Through these results, it was possible to observe the influence of socioeconomic characteristics of the surrounding regions and road traffic on critical sections.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcidentes de trânsitopor
dc.subjectBR-369por
dc.subjectSegurança Viáriapor
dc.subjectInfraestrutura viáriapor
dc.subjectTrechos urbanospor
dc.titleAnálise da acidentalidade viária em trechos urbanos da Rodovia Federal BR-369 no Estado do Paranápor
dc.title.alternativeAnalysis of road accidents in urban sections of Federal Highway BR-369 in the State of Paranáeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Hirosue, Fernando Hideki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4091598921285700por
dc.description.resumoA acidentalidade viária no Brasil pode apresentar uma piora em sua ocorrência no cenário pós pandemia. Espera-se que ocorra a deterioração das condições das vias, com a diminuição do investimento público e privado, e aumento do fluxo de veículos, visto a retomada das atividades econômicas, refletindo em aumento da ocorrência de acidentes. Assim, o presente estudo tem por objetivo observar a acidentalidade viária em trechos urbanos da rodovia federal BR-369 no estado do Paraná, entre os anos de 2015 e 2021, sendo analisados parâmetros como a ocorrência de acidentes, de óbitos, taxas de sinistros e classificação das vias, em termos de estado geral, pavimento, geometria e sinalização, de acordo com a metodologia desenvolvida pela Confederação Nacional do Transporte. Para tanto, foram necessárias a extração e a análise de dados disponibilizados pela Polícia Rodoviária Federal, pela pesquisa CNT de Rodovias, e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Além disso, foi recorrido ao uso de software de georreferenciamento para auxílio da identificação visual de trechos críticos. Após a coleta de dados, tratamento dos mesmos e cálculo dos indicadores, foram observados trechos que se destacaram pela recorrência de sinistros ao longo dos anos, bem como estão localizados em regiões mais urbanizadas e de relevante volume de tráfego. Por meio de tais resultados, foi possível observar a influência de características socioeconômicas das regiões de entorno e de tráfego da via sobre os trechos críticos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2845704933146284por
dc.publisher.courseEngenharia Civil - ECivpor


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