Show simple item record

dc.contributor.authorMaekawa, Rafael
dc.date.accessioned2023-10-11T12:27:27Z
dc.date.available2023-10-11T12:27:27Z
dc.date.issued2023-08-23
dc.identifier.citationMAEKAWA, Rafael. Explorando os principais fatores que afetam o comportamento do consumidor de food delivery: uma proposta de modelo integrativo. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18756.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18756
dc.description.abstractThe pandemic has changed the habits of people across the planet, triggering a new process of deeper change in food buying and selling chains, in line with the needs imposed by contingency and social distancing. Faced with this sudden scenario, restaurants and bars had to reinvent themselves and food delivery became a matter of survival. Given this context, this work aimed to identify what are the main factors that affect the behavior of consumers of food delivery applications. To answer the research question, the Systematic Literature Review (SLR), meta-analysis and empirical analysis of the factors that impact consumer behavior were used. With the results from the SLR, this work identified 78 factors that impact behavior, but the results of the meta-analysis identified that 30 factors showed moderate or strong correlation with the stages of consumer behavior. With the results of the meta-analysis, this work was also able to propose four new theoretical models, in addition, through observation and a documental analysis, the present work brought an empirical view of what is being applied in the largest food delivery application in the Brazilian market. From an academic perspective, the RSL and the meta-analysis analyzed and ranked, within the relevant literature on food delivery services, the main factors and theories about consumer behavior. From the corporate point of view, this research presents an empirical diagnosis of the Brazilian context of food delivery. With real examples of the iFood application, market leader in Brazil, managers and analysts working in the food delivery sector or related sectors will be able to use the practical manual as a reference for future applications or launching new products.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectFood deliveryeng
dc.subjectFatores influenciadorespor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectAplicativospor
dc.subjectRevisão sistemática da literaturapor
dc.subjectMeta-análisepor
dc.titleExplorando os principais fatores que afetam o comportamento do consumidor de food delivery: uma proposta de modelo integrativopor
dc.title.alternativeExploring the main factors affecting food delivery consumer behavior: a proposed integrative modeleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Delai, Ivete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7054145506480670por
dc.description.resumoA pandemia modificou os hábitos das pessoas em todo o planeta, desencadeando um novo processo de mudança mais profunda nas cadeias de compra e venda de alimentos, em linha com as necessidades impostas pela contingência e distanciamento social. Diante desse cenário repentino, os restaurantes e bares tiveram que se reinventar e o food delivery se tornou uma questão de sobrevivência. Diante deste contexto, este trabalho teve como objetivo identificar quais são os principais fatores que afetam o comportamento dos consumidores de aplicativos de food delivery. Para responder à questão de pesquisa, foi utilizada a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), meta-análise e análise empírica dos fatores que impactam o comportamento do consumidor. Com os resultados provenientes da RSL, este trabalho identificou 78 fatores que impactam o comportamento, mas os resultados da meta-análise identificaram que 30 fatores apresentaram correlação moderada ou forte com os estágios do comportamento do consumidor. Com os resultados da meta-análise, este trabalho também pôde propor quatro novos modelos teóricos, além disso, através da observação e de uma análise documental o presente trabalho trouxe uma visão empírica do que está sendo aplicado no maior aplicativo de food delivery no mercado brasileiro. Sob a perspectiva acadêmica, a RSL e a meta-análise analisaram e classificaram, dentro da literatura relevante sobre os serviços de food delivery, os principais fatores e teorias acerca do comportamento do consumidor. Do ponto de vista corporativo, esta pesquisa apresenta um diagnóstico empírico sobre o contexto o brasileiro de food delivery. Com exemplos reais do aplicativo iFood, líder de mercado no Brasil, gestores e analistas que trabalham no setor de food delivery ou setores correlatos poderão utilizar o manual prático como referência para futuras aplicações ou lançamento de novos produtos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produção - PPGPEPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3555193728066314por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil