dc.contributor.author | D'Alessandro, Jéssica Carpim Ambar | |
dc.date.accessioned | 2023-10-20T20:33:07Z | |
dc.date.available | 2023-10-20T20:33:07Z | |
dc.date.issued | 2023-09-12 | |
dc.identifier.citation | D'ALESSANDRO, Jéssica Carpim Ambar. PCROM: um guia para pensamento computacional como ferramenta de auxílio para resolução de questões de Olimpíadas de Matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18799. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18799 | |
dc.description.abstract | A skill that is becoming increasingly relevant in today’s society, with technological
advances and the increasing digitalization of several areas is Computational Thinking,
which has been considered a fundamental skill to understand and deal with technology
effectively. It is an increasingly relevant competence in the current context, as it
enables people to face technological challenges and to make decisions faced in a digital
world in constant evolution. Computational Thinking is an interdisciplinary approach
that links mathematical concepts with real-world experiences. It can be used in
conjunction with basic education subjects, following the competences proposed by the
National Common Curricular Base (BNCC). Computational Thinking involves solving
problems, designing systems and understanding human behavior. Several studies
examined examined the applications of Computational Thinking in teaching, showing
several possibilities for this insertion, focusing on the disciplines of Mathematics and
Physics. Although most studies relate Computational Thinking to programming,
there is evidence of the benefits of Computational Thinking in subjects other than
programming, such as Mathematics, although these are mainly observed empirically
and subjectively. Currently, Computational Thinking teaching strategies are often
adopted without a systematized approach to assist teachers in introducing these
activities in the context of Mathematics teaching. This work proposes the application
of the concepts and pillars of Computational Thinking in the resolution of problems of
Mathematics Olympiads, with the objective of verifying if the students can create their
own solutions and providing guidelines for the creation of activities and exercises that
incorporate Computational Thinking. During this work, a bibliographic survey was
carried out regarding the authors and reference materials in the area; interventions in
Olympic Nucleus classes; development of a guide for application in problem solving
and mathematics olympiads and; the evaluation with specialists. This research aims
to demonstrate the effectiveness of Computational Thinking in solving problems of
Mathematical Olympiads by students of Basic Education, reviewing the state of the
art through a bibliographical survey on Computational Thinking and tools available
to insert in the resolution of questions of Mathematical Olympiads according to the
educational process. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pensamento Computacional | por |
dc.subject | Olimpíadas de Matemática | por |
dc.subject | Educação Matemática | por |
dc.subject | Informática na Educação | por |
dc.subject | Educação Básica | por |
dc.subject | Computational Thinking | eng |
dc.subject | Mathematics Olympiads | eng |
dc.subject | Mathematics Education | eng |
dc.subject | Informatics in Education | eng |
dc.subject | Basic Education | eng |
dc.title | PCROM: um guia para pensamento computacional como ferramenta de auxílio para resolução de questões de Olimpíadas de Matemática | por |
dc.title.alternative | PCROM: a guide for thinking computational as an assistance tool to resolve Olympics issues Mathematics | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lucrédio, Daniel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9090396559596221 | por |
dc.description.resumo | Uma habilidade que vem se tornando cada vez mais relevante na sociedade atual, com
os avanços tecnológicos e a crescente digitalização de várias áreas é o Pensamento
Computacional que tem sido considerado uma habilidade que auxilia na compreensão
da tecnologia de forma eficaz. Trata-se de uma competência cada vez mais relevante
no contexto atual, pois capacita as pessoas a enfrentar desafios tecnológicos e a tomar
decisões informadas em um mundo digital em constante evolução. O Pensamento
Computacional é uma abordagem interdisciplinar que relaciona conceitos da compu tação com experiências do mundo real. Ele pode ser utilizado em conjunto com as
disciplinas do ensino básico, seguindo as competências propostas pela Base Nacional
Comum Curricular (BNCC). O Pensamento Computacional envolve a resolução de
problemas, concepção de sistemas e compreensão do comportamento humano. Vários
estudos revisados examinaram as aplicações do Pensamento Computacional no ensino
mostrando diversas possibilidades para essa inserção, com foco em programação. Atu almente, as estratégias de ensino do Pensamento Computacional são frequentemente
implementadas sem uma abordagem sistematizada para auxiliar os professores na
introdução dessas atividades no contexto do ensino de Matemática. Este trabalho
propõe a aplicação dos conceitos e pilares do Pensamento Computacional na resolução
de problemas de Olimpíadas de Matemática, com o objetivo de verificar se os alunos
conseguem criar suas próprias soluções e fornecer diretrizes para a criação de ativida des e exercícios que incorporem o Pensamento Computacional. Durante esse trabalho
foi realizado levantamento bibliográfico quanto aos autores e materiais referência na
área; intervenções em aulas de Núcleo Olímpico; desenvolvimento de um guia para
aplicação em resolução de questões e olimpíadas de matemática e; a avaliação com
especialistas. Esta pesquisa visa demonstrar a eficácia do Pensamento Computacional
na resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática por alunos do Ensino
Básico, revisar o estado da arte por meio de um levantamento bibliográfico sobre
Pensamento Computacional e ferramentas disponíveis para inseri-lo na resolução de
questões de Olimpíadas de Matemática de acordo com o processo educacional. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8561915355680260 | por |