dc.contributor.author | Ferreira, Lydiane da Silva Fernandes Vaz | |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T11:32:42Z | |
dc.date.available | 2023-12-18T11:32:42Z | |
dc.date.issued | 2023-11-21 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Lydiane da Silva Fernandes Vaz. Conteúdo sobre o envelhecimento no ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19020. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19020 | |
dc.description.abstract | The Brazilian population is aging rapidly, with projections indicating that by 2060,
25.5% of the population will be made up of the elderly, totaling 58.2 million people. In
view of this scenario, there are more and more studies covering various areas related to
aging, such as health, safety, social and education. To ensure rights and effective public
policies, older people have the support of Rights Councils, such as the Municipal
Council for the Elderly (CMI) in São Carlos, in the interior of São Paulo, which works
with government and civil society representation in various spheres of their experience.
At the III Municipal Conference on the Elderly, the introduction of concepts about
aging in the formal curriculum of Elementary School was approved in order to prepare
students for a long life. This project aimed to verify content and conceptions about
aging in public elementary schools in São Carlos. It is a descriptive, exploratory study
based on qualitative-quantitative research and is integrated with a research with the
CMI. An online semi-structured questionnaire was applied, after adopting ethical
principles in research. The analysis was based on thematic content. A positive view of
education professionals was identified about the presence of content on aging within
schools, with actions based on respect and comprehensive themes related to the elderly.
However, there are gaps in the understanding of aging as a content and its possible
development, even with indications of various tools that center the student in the
teaching-learning process. The importance of building structured content for direct
development with students is highlighted. Complementary training in school
management, coordination and teaching is necessary, so that the theme can be deepened
in the school context, with the objective of bringing students closer to the knowledge
necessary for a healthy old age, protection of the rights of older people and awareness of
their own aging process. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gerontologia | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Idoso | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Gerontology | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.subject | Elderly | eng |
dc.title | Conteúdo sobre o envelhecimento no ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Content on aging in elementary school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Varoto, Vania Aparecida Gurian | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7449531039410521 | por |
dc.description.resumo | A população brasileira está envelhecendo rapidamente, com projeções indicando que,
até 2060, 25,5% da população será composta por idosos, totalizando 58,2 milhões de
pessoas. Diante desse cenário, surgem cada vez mais estudos abrangendo diversas áreas
relacionadas ao envelhecimento, como saúde, segurança, social e educação. Para
garantir direitos e políticas públicas eficazes, as pessoas idosas contam com o suporte de
Conselhos de Direitos, como o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMI) em São
Carlos, interior de São Paulo, que atua com representação governamental e da sociedade
civil em várias esferas de sua vivência. Na III Conferência Municipal da Pessoa Idosa,
foi aprovada a introdução de conceitos sobre o envelhecimento no currículo formal do
Ensino Fundamental, com o intuito de preparar os alunos para uma vida longeva. Este
projeto se propôs a verificar conteúdo e concepções sobre o envelhecimento nas escolas
públicas do ensino fundamental de São Carlos. É um estudo descritivo, exploratório
com base em pesquisa quali-quantitativa e está integrado a uma pesquisa junto ao CMI.
Foi aplicado questionário semiestruturado online, após adoção de princípios éticos em
pesquisas. A análise foi pautada em conteúdo temático. Foi identificada visão positiva
de profissionais da educação acerca da presença de conteúdos sobre o envelhecimento
dentro das escolas, com ações pautadas no respeito e temas abrangentes relacionados às
pessoas idosas. Entretanto, encontram-se lacunas na compreensão do envelhecimento
como conteúdo e seu possível desenvolvimento, mesmo com indicações de ferramentas
diversas que centralizam o estudante no processo de ensino-aprendizagem. É
evidenciada a importância de construção de conteúdos estruturados para
desenvolvimento direto com os estudantes. Faz-se necessária a formação complementar
da gestão, coordenação e docência escolar, para que o tema seja aprofundado junto ao
contexto escolar, com o objetivo de aproximar os alunos do conhecimento necessário
para uma velhice saudável, proteção dos direitos das pessoas idosas e sensibilização de
seu próprio processo do envelhecimento. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gerontologia - PPGGero | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4149557831158869 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-8595-7850 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-3763-5638 | por |