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dc.contributor.authorFerreira, Lydiane da Silva Fernandes Vaz
dc.date.accessioned2023-12-18T11:32:42Z
dc.date.available2023-12-18T11:32:42Z
dc.date.issued2023-11-21
dc.identifier.citationFERREIRA, Lydiane da Silva Fernandes Vaz. Conteúdo sobre o envelhecimento no ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19020.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19020
dc.description.abstractThe Brazilian population is aging rapidly, with projections indicating that by 2060, 25.5% of the population will be made up of the elderly, totaling 58.2 million people. In view of this scenario, there are more and more studies covering various areas related to aging, such as health, safety, social and education. To ensure rights and effective public policies, older people have the support of Rights Councils, such as the Municipal Council for the Elderly (CMI) in São Carlos, in the interior of São Paulo, which works with government and civil society representation in various spheres of their experience. At the III Municipal Conference on the Elderly, the introduction of concepts about aging in the formal curriculum of Elementary School was approved in order to prepare students for a long life. This project aimed to verify content and conceptions about aging in public elementary schools in São Carlos. It is a descriptive, exploratory study based on qualitative-quantitative research and is integrated with a research with the CMI. An online semi-structured questionnaire was applied, after adopting ethical principles in research. The analysis was based on thematic content. A positive view of education professionals was identified about the presence of content on aging within schools, with actions based on respect and comprehensive themes related to the elderly. However, there are gaps in the understanding of aging as a content and its possible development, even with indications of various tools that center the student in the teaching-learning process. The importance of building structured content for direct development with students is highlighted. Complementary training in school management, coordination and teaching is necessary, so that the theme can be deepened in the school context, with the objective of bringing students closer to the knowledge necessary for a healthy old age, protection of the rights of older people and awareness of their own aging process.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGerontologiapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectIdosopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectGerontologyeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectElderlyeng
dc.titleConteúdo sobre o envelhecimento no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeContent on aging in elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Varoto, Vania Aparecida Gurian
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7449531039410521por
dc.description.resumoA população brasileira está envelhecendo rapidamente, com projeções indicando que, até 2060, 25,5% da população será composta por idosos, totalizando 58,2 milhões de pessoas. Diante desse cenário, surgem cada vez mais estudos abrangendo diversas áreas relacionadas ao envelhecimento, como saúde, segurança, social e educação. Para garantir direitos e políticas públicas eficazes, as pessoas idosas contam com o suporte de Conselhos de Direitos, como o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMI) em São Carlos, interior de São Paulo, que atua com representação governamental e da sociedade civil em várias esferas de sua vivência. Na III Conferência Municipal da Pessoa Idosa, foi aprovada a introdução de conceitos sobre o envelhecimento no currículo formal do Ensino Fundamental, com o intuito de preparar os alunos para uma vida longeva. Este projeto se propôs a verificar conteúdo e concepções sobre o envelhecimento nas escolas públicas do ensino fundamental de São Carlos. É um estudo descritivo, exploratório com base em pesquisa quali-quantitativa e está integrado a uma pesquisa junto ao CMI. Foi aplicado questionário semiestruturado online, após adoção de princípios éticos em pesquisas. A análise foi pautada em conteúdo temático. Foi identificada visão positiva de profissionais da educação acerca da presença de conteúdos sobre o envelhecimento dentro das escolas, com ações pautadas no respeito e temas abrangentes relacionados às pessoas idosas. Entretanto, encontram-se lacunas na compreensão do envelhecimento como conteúdo e seu possível desenvolvimento, mesmo com indicações de ferramentas diversas que centralizam o estudante no processo de ensino-aprendizagem. É evidenciada a importância de construção de conteúdos estruturados para desenvolvimento direto com os estudantes. Faz-se necessária a formação complementar da gestão, coordenação e docência escolar, para que o tema seja aprofundado junto ao contexto escolar, com o objetivo de aproximar os alunos do conhecimento necessário para uma velhice saudável, proteção dos direitos das pessoas idosas e sensibilização de seu próprio processo do envelhecimento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gerontologia - PPGGeropor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4149557831158869por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-8595-7850por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3763-5638por


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