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Proposição de um método para avaliação da qualidade de faixas de pedestres
dc.contributor.author | Sassaron, Mariana Luiza da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T12:50:12Z | |
dc.date.available | 2023-12-18T12:50:12Z | |
dc.date.issued | 2023-08-21 | |
dc.identifier.citation | SASSARON, Mariana Luiza da Silva. Proposição de um método para avaliação da qualidade de faixas de pedestres. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19031. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19031 | |
dc.description.abstract | Traffic signs are important tools in ensuring road safety and the operation of transportation systems. They help users to understand traffic and adopt appropriate behaviours to ensure safety and fluidity of traffic . Considering the relevance of signals and the need for them to be efficient and have quality for their full operation, the following work elaborates a method for evaluating the quality of pedestrian crosswalks. With the use of the Analytic Hierarchy Process (AHP) developed by Saaty (1977) and an onymous questionnaires of public research , a general equation was obtained which can be used in the evaluation of different crosswalks . Furthermore, the work presents the results of its application in a case study at the Federal University of São Carlos, S ão Carlos campus, with an average score of the 42 crosswalks analysed equal to 3.86, on a scale of 0.00 to 5.00. It should be noted, however, that the worst lanes were further away from areas with the highest demand, while more critical points, with a higher volume of pedestrians, had better quality crosswalks. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Segurança viária | por |
dc.subject | Índices de qualidade | por |
dc.subject | Sinalização | por |
dc.subject | Faixas de pedestres | por |
dc.title | Proposição de um método para avaliação da qualidade de faixas de pedestres | por |
dc.title.alternative | Proposition of a method to evaluate the quality of pedestrian crosswalks | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Hirosue, Fernando Hideki | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4091598921285700 | por |
dc.description.resumo | As sinalizações de trânsito são importantes ferramentas na garantia da segurança viária e do funcionamento dos sistemas de transporte. Elas auxiliam os usuários a entenderem o tráfego e a adotarem comportamentos adequados a fim de garantir segurança e fluidez ao trânsito. Considerando a relevância das sinalizações e a necessidade de que essas sejam eficientes e tenham qualidade para seu pleno funcionamento, o seguinte trabalho elabora um método para avaliação da qualidade de faixas de pedestres. Com o emprego do Método de Análise Hierárquica (AHP) elaborado por Saaty (1977) e de questionários anônimos de pesquisa pública obteve-se uma equação geral que poderá ser utilizada na avaliação de diferentes faixas. Ademais, o trabalho apresenta os resultados de sua aplicação em um estudo de caso na Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos, com uma nota média das 42 faixas analisadas igual a 3,86, em uma escala de 0,00 a 5,00. Destaca-se, entretanto, que as piores faixas encontravam-se mais afastadas de áreas com maior demanda, enquanto pontos mais críticos, com maior volume de pedestres, possuíam faixas de melhor qualidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3318039781046744 | por |
dc.publisher.course | Engenharia Civil - ECiv | por |