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dc.contributor.authorBomfim, Lívia de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-20T13:54:03Z
dc.date.available2023-12-20T13:54:03Z
dc.date.issued2023-03-17
dc.identifier.citationBOMFIM, Lívia de Oliveira. Processo de elaboração participativa e virtual de um roteiro interpretativo para uma trilha do Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado. 2023. Dissertação (Mestrado em Conservação da Fauna) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19047.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19047
dc.description.abstractInterpretive trails are recognized as important strategies for environmental education (EE) actions in natural areas. However, it is common to find interpretive trails built without planning, detached from the local reality, and focused on transmitting information, compromising their educational potential. The present research aimed to create a participatory construction process of an interpretive script for the Viaduto Vegetado Trail of the Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado. We structured this process based on participatory approaches and tools, carried out with the team of the Associação Mico-Leão-Dourado and teachers in strategic regions for their actions, in four stages: I) Attractive Survey; II) Interpretive Theme Choice; III) Selection of interpretive points, contents, and strategies; and IV) Presentation and Evaluation of the Script. Except for Stage I, which was carried out in person on the trail with the two participating groups, all stages took place virtually exclusively with the teachers. In addition to producing a script with 14 interpretive points aligned with the expectations of the Park's managers and team and the context in which the trail is inserted, the results of the process demonstrated that this participatory construction process met its objectives. We highlight the main potentialities of the created process: the possibility of reflecting and discussing local environmental issues from the trail space; the engagement of the group in the collective proposal and dialogue as a promoter of knowledge exchange and negotiations among participants. On the other hand, the weaknesses were mostly associated with the challenges imposed by COVID-19, such as the limitations inherent in interactions in virtual participatory methods and the impossibility of validating the construction of the script in person on the trail due to social isolation. Still, some of these weaknesses were mitigated with the use of the Padlet platform for virtual representation of the trail space, which provided a unique description of the use of this platform for the elaboration of interpretive activities. We hope to strengthen participatory approaches for the construction of processes that enhance contextualized and meaningful actions and research for the field of EE.eng
dc.description.sponsorshipOutrapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectInterpretação ambientalpor
dc.subjectConservação de faunapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnvironmental interpretationeng
dc.subjectWildlife conservationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleProcesso de elaboração participativa e virtual de um roteiro interpretativo para uma trilha do Parque Ecológico Mico-Leão-Douradopor
dc.title.alternativeParticipatory and virtual elaboration process of an interpretative script for a trail in the Mico-Leão-Dourado Ecological Parkeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Rosana Louro Ferreira Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2635824351245453por
dc.contributor.advisor-co1Matsuo, Patricia Mie
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0591225907241272por
dc.description.resumoTrilhas interpretativas são reconhecidas como estratégias importantes às ações de educação ambiental (EA) em áreas naturais. No entanto, é comum encontrar trilhas interpretativas construídas sem um planejamento, descontextualizados da realidade local e focadas na transmissão de informações, o que compromete seu potencial educativo. O presente trabalho teve como objetivo criar e executar um processo de construção participativa de um roteiro interpretativo para a Trilha do Viaduto Vegetado do Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado. Estruturamos esse processo a partir de abordagens e ferramentas participativas, e o realizamos junto à equipe da Associação Mico-Leão-Dourado e professores em regiões estratégicas às suas ações a partir de quatro etapas: I) Levantamento de Atrativos; II) Escolha do Tema Interpretativo; III) Seleção dos pontos, conteúdos e estratégias interpretativas e IV) Apresentação e Avaliação do Roteiro. Com exceção da Etapa I, realizada presencialmente na trilha com os dois grupos participantes, todas as etapas ocorreram em formato virtual junto aos professores. Além da produção de um roteiro com 13 pontos interpretativos alinhados às expectativas iniciais da AMLD e ao contexto em que a trilha se insere, os resultados do processo demonstraram que este atendeu aos objetivos da proposta de construção participativa. Ressaltamos como principais potencialidades desta abordagem a possibilidade de refletir e discutir sobre questões socioambientais locais a partir do espaço da trilha; o engajamento do grupo na proposta coletiva e o diálogo como promotor da trocas de saberes e negociações entre os participantes. Por outro lado, as fragilidades estariam, em sua maioria, associadas aos desafios impostos pela COVID-19, como nas limitações próprias às interações em métodos participativos virtuais e a impossibilidade de validar a construção do roteiro presencialmente na trilha. Ainda assim, parte dessas fragilidades foram contornadas com o uso do mural virtual Padlet para representação virtual da trilha, que proporcionou uma descrição inédita do uso dessa plataforma para elaboração de atividades interpretativas. Esperamos que esse processo possa fortalecer abordagens participativas para construção de ações e pesquisas contextualizadas e significativas para o campo da educação ambiental.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Conservação da Fauna - PPGCFaupor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA::CONSERVACAO DE AREAS SILVESTRESpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/5751431261598791por


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