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dc.contributor.authorTonscheis da Fonseca, Isadora
dc.date.accessioned2024-02-09T12:30:19Z
dc.date.available2024-02-09T12:30:19Z
dc.date.issued2024-01-19
dc.identifier.citationTONSCHEIS DA FONSECA, Isadora. Ensino de química nos anos finais: relato de aplicação de uma sequência didática envolvendo o modelo de Schroedinger e a distribuição eletrônica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19249.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19249
dc.description.abstractChemistry teaching in the final years of elementary school is done within the science discipline. In the ninth year, according to the BNCC, students should learn about atomic models, emphasizing the evolution process of these models over time. One topic usually addressed within this ability is electronic distribution through the Linus Pauling diagram. In this context, the objective of this work was to develop a didactic sequence in order to present Schroedinger's atomic model and, through this, explain the origin of the Linus Pauling diagram for ninth year students from a private school in Sorocaba. The didactic sequence included some themes of quantum mechanics, and featured: a previous activity, an expository class, the elaboration of an electronic distribution model and a final activity. The analysis of the responses to the activities showed that there was advancement in the understanding of the concepts of quantum mechanics by students, even at the introductory level. The atomic representations designed by them after the sequence corroborate the perception of advancement in the understanding of the atomic structure. In addition, the concrete model helped students better understand the new concepts, both during their development and their use to exercise electronic distribution. The application of the sequence allowed to conclude that students in the final years are able to learn concepts of modern physics and that the conceptual discussion in this type of content is very enriching for the maturation of the teaching-learning process. Through these discussions, the exchange between peers and development of the concrete model, students have the possibility of achieving meaningful learning, connecting new concepts to the old and advancing beyond mechanism associated with memorization processes.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectModelo de Schroedingerpor
dc.subjectDistribuição eletrônicapor
dc.subjectChemistry Teachingeng
dc.subjectSchroedinger Modeleng
dc.subjectElectronic Distributioneng
dc.titleEnsino de química nos anos finais: relato de aplicação de uma sequência didática envolvendo o modelo de Schroedinger e a distribuição eletrônicapor
dc.title.alternativeTeaching chemistry in the final years: report on the application of a didactic sequence involving Schroedinger's model and electronic distributioneng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Delgado-Silva, Adriana de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707979913713089por
dc.description.resumoO ensino de química nos anos finais do Ensino Fundamental é feito dentro da disciplina de ciências. No nono ano, segundo a BNCC, os alunos devem aprender sobre os modelos atômicos, enfatizando o processo de evolução desses modelos ao longo do tempo. Um tópico normalmente abordado dentro dessa habilidade é a distribuição eletrônica por meio do diagrama de Linus Pauling. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma sequência didática a fim de apresentar o modelo atômico de Schroedinger e, por meio deste, explicar a origem do diagrama de Linus Pauling, para alunos de nono ano de uma escola particular de Sorocaba. A sequência didática incluiu alguns temas da mecânica quântica, e contou com: uma atividade prévia, uma aula expositiva, a elaboração de um modelo concreto de distribuição eletrônica e uma atividade final. A análise das respostas às atividades mostrou que houve avanço no entendimento dos conceitos da mecânica quântica pelos alunos, mesmo que em nível introdutório. As representações atômicas desenhadas por eles após a sequência corroboram com a percepção de avanço na compreensão da estrutura atômica. Além disso, o modelo concreto ajudou os alunos no melhor entendimento dos novos conceitos, tanto durante seu desenvolvimento quanto no seu uso para exercitar a distribuição eletrônica. A aplicação da sequência permitiu concluir que os alunos dos anos finais têm condições de aprender conceitos de física moderna e que a discussão conceitual nesse tipo de conteúdo é muito enriquecedora para o amadurecimento do processo de ensino-aprendizagem. Por meio dessas discussões, da troca entre pares e desenvolvimento do modelo concreto, os estudantes têm possibilidade de alcançar a aprendizagem significativa, conectando novos conceitos aos antigos e avançando além do mecanicismo associado aos processos de memorização.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseQuímica - QL-Sopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6545-8480por


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