Show simple item record

dc.contributor.authorModesto, Estela Rafaldine
dc.date.accessioned2024-02-17T00:16:30Z
dc.date.available2024-02-17T00:16:30Z
dc.date.issued2024-01-22
dc.identifier.citationMODESTO, Estela Rafaldine. Percepção dos alunos no ensino básico sobre as mulheres na ciência: pesquisa e proposta de intervenção. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19367.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19367
dc.description.abstractThe presence of women in the academic world has been fraught with difficulties throughout the history of science. Even though they are gradually conquering their space, there is still a great deal of differentiation between men and women, such as the segregation of areas of knowledge considered feminine and masculine. One of the causes of this issue is the presence of stereotypes about the image of the scientist, who is often seen as a man, wearing a lab coat, with messy hair, dark circles under his eyes, crazy, among other adjectives. In this context, this study aims to map the perceptions, classified by age and gender, of students aged between 8 and 17 about scientists and the presence of women in science and to propose an intervention through the production of a podcast. The activity was divided into two stages. First, the students were given a questionnaire and took the "Draw a Scientist" (DAST) test in order to understand their preconceptions about scientists. In the second stage, the students discussed the presence of women in science, using another questionnaire and the presentation of educational videos about female scientists. With this information, they discussed their perceptions and hypotheses about the reasons for not knowing about women scientists, as well as the difficulties of being a woman in science. In order to spread the word about women in science, a podcast was produced. The results showed that the students had the same stereotypical ideologies about scientists as those reported in the literature and initially believed that the invisibility of women in science was their own choice. During the discussion, the younger students showed a certain immaturity and did not understand the importance of the debate, but the girls (of all ages) and the older students showed concern and anger about the issue. In conclusion, the work achieved its objective by investigating students' perceptions of scientists and introducing them to women in science, with the difficulties they face. In addition, the proposed intervention through the podcast allowed us to go beyond the scope of research and advance scientific dissemination, as well as contributing to a critical-citizen education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulheres na Ciênciapor
dc.subjectDASTpor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectPodcasteng
dc.subjectWomen in Scienceeng
dc.subjectChemistry Teachingeng
dc.titlePercepção dos alunos no ensino básico sobre as mulheres na ciência: pesquisa e proposta de intervençãopor
dc.title.alternativePerceptions of elementary school students about women in science: research and interventioneng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Delgado-Silva, Adriana de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707979913713089por
dc.description.resumoA presença da mulher no mundo acadêmico é repleta de diversas dificuldades ao longo de toda história da ciência. Mesmo conquistando seu espaço aos poucos, ainda há uma grande diferenciação entre homens e mulheres, tendo como exemplo a segregação de áreas do conhecimento consideradas femininas e masculinas. Uma das causas dessa questão é a presença de estereótipos acerca da imagem do cientista, que é visto frequentemente como um homem, de jaleco, com o cabelo bagunçado, olheiras, maluco, entre outros adjetivos. Nesse contexto, o presente trabalho visa mapear as percepções, classificadas por idade e gênero, de discentes com idades entre 8 a 17 anos, acerca dos cientistas e da presença de mulheres na ciência e propor uma intervenção por meio da produção de um podcast. A atividade foi dividida em duas etapas. Inicialmente foi passado um questionário e realizado o teste “Desenhe um Cientista” (DAST) com os alunos, com o intuito de entender seus conceitos prévios acerca da pessoa cientista. Na segunda etapa foi discutido com os alunos sobre a presença das mulheres na ciência, utilizando a aplicação de outro questionário e a apresentação de vídeos didáticos sobre as cientistas. Com essas informações foram debatidas as percepções e hipóteses sobre as razões para o desconhecimento de mulheres cientistas, bem como as dificuldades em ser mulher na ciência. Para ampliar a divulgação da atuação das mulheres na ciência foi realizada a produção de um podcast. Os resultados obtidos mostraram que os alunos apresentaram as mesmas ideologias estereotipadas sobre os cientistas relatadas na literatura e inicialmente acreditavam que a invisibilidade da mulher na ciência era escolha própria. Durante a discussão, os estudantes mais novos apresentaram certa imaturidade não entendendo a importância do debate, porém as meninas (de todas as idades) e os alunos mais velhos demonstraram preocupação e revolta com o tema. Conclui-se que o trabalho alcançou seu objetivo ao investigar a percepção dos estudantes sobre os e as cientistas e apresentar a eles as mulheres na ciência, com as dificuldades enfrentadas. Além disso, a proposta de intervenção por meio do podcast permitiu ultrapassar o âmbito de pesquisa e avançar na divulgação científica, além de contribuir com uma formação crítico-cidadã.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseQuímica - QL-Sopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6545-8480por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil