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dc.contributor.authorLuz, Guilherme José da
dc.date.accessioned2024-02-23T16:51:59Z
dc.date.available2024-02-23T16:51:59Z
dc.date.issued2024-02-06
dc.identifier.citationLUZ, Guilherme José da. A educação ambientada no campo: uma revisão integrativa da literatura sobre a educação ambiental presente nos assentamentos rurais brasileiros. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão e Análise Ambiental) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19457.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19457
dc.description.abstractRural education is an empowering and motivating instrument for the rural population, as it allows, through teaching-learning, the development of local students and teachers based on pedagogical methodologies aimed at that reality. It is important that during teaching, the objectives of the rural environment and the origin of the place in which the school is located are considered, so that the formation of this community is aligned with the purposes and makes sense with the present legacy. Thinking about rural settlements, contact with the environment is very common in the settlers' daily lives. This interaction is relevant when we think about ways to combine the objectives of a rural school with the dynamics of the settlement. Environmental education emerges as a possible tool, given its transformative role and the possibility of critical development of society in relation to the environment. The present work seeks to understand how this interaction between environmental education and Brazilian rural settlements happens. To this end, an integrative literature review was carried out to understand this issue. Based on the twenty-six works reviewed, environmental education has a transformative role for settlers, settlements, researchers and organizations involved in the processes. These changes permeate several themes such as: social transformation; solid waste management; rural education; child education; environmental restoration; reduction of harm to health, among others. However, from the review it was understood that there is a need for more studies on this interaction, and for more resources to be invested in both research and settlements so that this relationship prospers even more in the future.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectComunidades ruraispor
dc.subjectBibliografiapor
dc.subjectCountryside educationeng
dc.subjectRural communitieseng
dc.subjectBibliographyeng
dc.titleA educação ambientada no campo: uma revisão integrativa da literatura sobre a educação ambiental presente nos assentamentos rurais brasileirospor
dc.title.alternativeEducation set in the countryside: an integrative review of the literature on environmental education present in brazilian rural settlementseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Rodolfo Antônio de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0854609216769461por
dc.description.resumoA educação do campo é um instrumento empoderador e motivador para a população rural, uma vez que ela permite, por meio do ensino-aprendizagem, o desenvolvimento dos discentes e docentes do local a partir de metodologias pedagógicas direcionadas para aquela realidade. É importante que durante o ensino, seja levado em conta os objetivos do meio rural e a origem do lugar em que a escola está inserida, para que a formação dessa comunidade esteja alinhada com os propósitos e faça sentido com o legado presente. Pensando em assentamentos rurais, o contato com o meio ambiente é muito comum no dia a dia do assentado. Esta interação é relevante quando pensamos em formas de unir os objetivos de uma escola do campo com as dinâmicas do assentamento. Pensando nisso, a educação ambiental surge como uma possível ferramenta, tendo em vista seu papel transformador e a possibilidade do desenvolvimento crítico da sociedade em relação ao meio ambiente. O presente trabalho busca entender como essa interação entre educação ambiental e assentamentos rurais brasileiros acontecem. Para isso, foi realizado uma revisão integrativa da literatura para entender essa questão. Com base nos vinte e seis trabalhos revisados, pode-se perceber que a educação ambiental possui um papel transformador nos assentados, nos assentamentos, nos pesquisadores e organizações envolvidas nos processos. Essas mudanças permeiam diversos temas como: transformação social; gestão de resíduos sólidos; educação do campo; educação infantil; restauração ambiental; redução de danos à saúde, entre outros. Contudo, a partir da revisão entendeu-se que é necessário que haja mais estudos sobre essa interação, e que sejam investidos mais recursos tanto em pesquisa como nos assentamentos para que essa relação prospere ainda mais no futuro.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6862392655029708por
dc.publisher.courseGestão e Análise Ambiental - GAAmpor
dc.contributor.advisor1orcidhttp://orcid.org/0000-0002-8481-1008por


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