dc.contributor.author | Barbieri, Pedro Silveira | |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T12:21:33Z | |
dc.date.available | 2024-02-28T12:21:33Z | |
dc.date.issued | 2024-02-15 | |
dc.identifier.citation | BARBIERI, Pedro Silveira. Estudo da variação da entropia de Shannon no jogo de xadrez a partir dos conceitos de teoria da informação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Física) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19526. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19526 | |
dc.description.abstract | Information Theory is a branch of science that quantifies information and its communication processes, and has at its core the reformulation of the fundamental concept of entropy. Shannon's entropy reflects the measure of uncertainty in a communication system during the transmission of information.
For the scope of this work, we investigated the applicability of Shannon's Entropy over the course of numerous games of the game of chess using modern computer engines, specifically the Stockfish program, and computer code analysis.
Stockfish is the most widespread computer chess engine today because it is an open-source program that allows its resources to be used by a wide range of users, be they professional players, amateurs or computer researchers. The program evaluates positions on the board based on probabilistic calculations that maximize the final result. In this way, entropic variation was computed in scatter plots, linear regression and fitting curves using computer codes. This allowed for a pertinent discussion about the transmission of information and a comparative analysis with the graphs taken from the literature and obtained empirically, thus fostering a timely argument about unpredictability in the context of the game of sixty-four squares | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Entropia | por |
dc.subject | Xadrez | por |
dc.subject | Teoria da Informação | por |
dc.subject | Motor de Xadrez | por |
dc.title | Estudo da variação da entropia de Shannon no jogo de xadrez a partir dos conceitos de teoria da informação | por |
dc.title.alternative | Shannon entropy variation study in the chess game based on the concepts of information theory | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva Jr, Paulo Sergio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7418621942217628 | por |
dc.description.resumo | A Teoria da Informação é um ramo da ciência que quantifica a informação e seus processos de comunicação, tendo em seu núcleo a reformulação do conceito fundamental de entropia. A entropia de Shannon reflete a medida de incerteza em um sistema de comunicação no decorrer da transmissão da informação.
Para o escopo deste trabalho, investigou-se a aplicabilidade da Entropia de Shannon ao longo de inúmeras partidas do jogo de xadrez a partir da utilização de motores de computadores modernos, em específico o programa Stockfish, e análises de códigos computacionais.
O Stockfish é o motor computacional de xadrez mais difundido na atualidade por se tratar de um programa com código aberto que possibilita o uso de seus recursos por uma diferente gama de usuários, sejam eles jogadores profissionais, amadores e pesquisadores no ramo da computação. O programa avalia posições no tabuleiro a partir de cálculos probabilísticos que maximizam o resultado final. Desta forma, computou-se a variação entrópica em gráficos de dispersão, regressão linear e curvas de ajuste a partir de códigos computacionais. Permitindo uma discussão pertinente sobre a transmissão de informação e uma análise comparativa com os gráficos retirados da literatura e obtidos empiricamente, fomentando, deste modo, uma argumentação oportuna sobre a imprevisibilidade no contexto do jogo das sessenta e quatro casas | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7418999863956170 | por |
dc.publisher.course | Engenharia Física - EFi | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-9663-7142 | por |