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dc.contributor.authorSousa, Geyce Martins de Alencar
dc.date.accessioned2024-06-14T18:13:25Z
dc.date.available2024-06-14T18:13:25Z
dc.date.issued2024-05-06
dc.identifier.citationSOUSA, Geyce Martins de Alencar. Perspectivas dos docentes de pós-graduação: uma análise do trabalho de orientação acadêmica em um programa de pós-graduação da área da biodiversidade de uma universidade pública de Mato Grosso. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19691.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19691
dc.description.abstractThis study investigates the perceptions of faculty members in a Graduate Program, aiming to analyze faculty perception regarding their work in graduate studies, especially concerning the scientific guidance of students, as well as to discuss possible influences of evaluation criteria established by CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) in this context. Faculty work encompasses cross-cutting demands of affective, social, political, cultural, and economic nature. It is an activity in which professional experience and human interaction stand out in its execution. In this context, one of the aspects of faculty work is academic research guidance, which in turn encompasses dimensions that confer a high degree of complexity and supports scientific production with the participation of students and graduates in graduate programs. To deepen the understanding of the subject, a case study was conducted based on theoretical frameworks of Activity Ergonomics. This is a descriptive research with a qualitative approach, focused on understanding aspects of human behavior and their meanings related to the perception, experience, and opinion of the guiding subjects themselves. Data collection involved document analysis and the application of questionnaires and interviews. The data obtained through document analysis and the questionnaire were exploratory, providing an initial and comprehensive view of the topics covered. Interviews allowed for a more detailed and in-depth exploration of participants' perceptions, experiences, and viewpoints. Thematic content analysis approach was employed for the analysis of interviews, leading to the emergence of three themes encompassing the categories of research findings: perceptions about faculty work in graduate studies, difficulties faced, and strategies used in this work context. The findings of this study indicated that prior teaching experience as a mentee is the main element guiding mentoring work. The tasks prescribed in the context of work are broad and unfold into various activities, often resulting in overload. Guidance, for example, involves the development of research projects, seeking financial resources, and attention to psycho-emotional aspects, among other underlying responsibilities. Despite the challenges, it is a rewarding role due to the opportunity to positively influence the formation of future professionals in the field of knowledge. In this context, improving students' autonomy and commitment is seen as a promising opportunity to reduce situations of strain and overload.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectOrientaçãopor
dc.titlePerspectivas dos docentes de pós-graduação: uma análise do trabalho de orientação acadêmica em um programa de pós-graduação da área da biodiversidade de uma universidade pública de Mato Grossopor
dc.title.alternativePerspectives of postgraduate teachers: an analysis of academic guidance work in a postgraduate program in the area of biodiversity at a public university of Mato Grossoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Tonin, Luiz Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1835542837415565por
dc.description.resumoEste estudo investiga as percepções dos docentes de um Programa de Pós-graduação, com o objetivo é analisar a percepção docente relativa ao seu trabalho na pós-graduação, especialmente em relação à orientação científica dos discentes, bem como discutir possíveis influências dos critérios de avaliação estabelecidos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) nesse contexto. O trabalho docente agrega demandas transversais de caráter afetivo, social, político, cultural e econômico. Trata-se de uma atividade para a qual, em sua execução, a experiência profissional e a interação humana se destacam. Nesse contexto, uma das vertentes de atuação docente é o trabalho de orientação em pesquisa acadêmica, que por sua vez, congrega dimensões que lhe conferem alto grau de complexidade e subsidia a produção científica com a participação de discentes e egressos nos programas de pós-graduação. Para ampliar a compreensão sobre o assunto, foi conduzido um estudo de caso, a partir de referenciais teóricos da Ergonomia da Atividade. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, focada na compreensão de aspectos do comportamento humano e seus significados, relacionados à percepção, experiência e opinião dos próprios sujeitos orientadores. Para coleta de dados utilizou-se análise documental e aplicação de questionários e entrevistas. Os dados obtidos por meio da análise documental e do questionário foram exploratórios, oferecendo uma visão inicial e abrangente dos assuntos abordados. As entrevistas permitiram uma exploração mais detalhada e mais profunda das percepções, experiências e pontos de vista dos participantes. Para análise das entrevistas, foi empregada a abordagem da análise de conteúdo temática. A partir dessa análise, surgiram três temas que congregam as categorias dos achados de pesquisa: percepções sobre o trabalho docente na pós-graduação, dificuldades enfrentadas e estratégias utilizadas nesse contexto de trabalho. Os achados deste estudo indicaram a experiência prévia docente como orientando é o principal elemento que direciona o trabalho de orientação. As tarefas prescritas no contexto do trabalho são amplas e se desdobram em diversas atividades, resultando frequentemente em sobrecarga. A orientação, por exemplo, envolve a elaboração de projetos de pesquisa, busca por recursos financeiros e atenção aos aspectos psicoemocionais, entre outras responsabilidades subjacentes. Apesar dos desafios, é uma função gratificante devido à oportunidade de influenciar positivamente a formação de futuros profissionais na área de conhecimento. Nesse contexto, melhoria da autonomia e do comprometimento dos estudantes é vista como uma oportunidade promissora para reduzir situações de desgaste e de sobrecarga.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produção - PPGPEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0034967173844671por


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