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dc.contributor.authorBarreda de Campos, Ubirajara
dc.date.accessioned2024-07-03T14:00:22Z
dc.date.available2024-07-03T14:00:22Z
dc.date.issued2024-04-12
dc.identifier.citationBARREDA DE CAMPOS, Ubirajara. Viabilidade do “Crew Resource Management (CRM)” na indústria de transformação. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19736.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19736
dc.description.abstractBefore the 1980s, research and investigations into aircraft accidents identified human errors as the main cause of aeronautical accidents. These failures primarily occurred in interpersonal communications, decision-making, and leadership. The solution provided by the industry, government, and aerospace agencies was to apply a set of training and practices based on psychological aspects and simulations, which were termed Crew Resource Management (CRM) and have since increasingly enhanced aircraft operations' safety. Other industries recognized the advantages of CRM and began applying it to their own operations, especially in high-risk industries. Despite numerous advancements and the use of high technology, the manufacturing industry faces challenges related to operational quality and safety, including those of employees and equipment. CRM could be a tool to mitigate negative consequences related to these challenges. This work aimed to summarize, through a Systematic Literature Review using the PRISMA method, how CRM is applied in various industries, particularly in manufacturing and non-civil aviation transportation. It also aimed to understand, using field research at an automotive manufacturer in south-eastern Brazil, whether a safety culture already exists and whether it could facilitate the implementation of CRM programs and training in the manufacturing industry. It also aimed to assess its congruences and discrepancies compared to the Systematic Literature Review. The results showed that, with well-crafted adaptations, CRM training can be applied across industries to enhance operational safety, productivity, and the quality of products and services.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGerenciamento dos Recursos da Tripulaçãopor
dc.subjectCorporativopor
dc.subjectCRMpor
dc.subjectTrabalho em equipepor
dc.subjectFatores Humanospor
dc.subjectIndústriapor
dc.subjectProdução Enxutapor
dc.subjectManutençãopor
dc.subjectCrew Resource Managementeng
dc.subjectCorporateeng
dc.subjectTeamworkeng
dc.subjectHuman Factorseng
dc.subjectIndustrypor
dc.subjectLean Manufacturingeng
dc.subjectMaintenanceeng
dc.titleViabilidade do “Crew Resource Management (CRM)” na indústria de transformaçãopor
dc.title.alternativeFeasibility of “Crew Resource Management (CRM)” in the converter industrieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Voltarelli, Murilo Aparecido
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4889939917847330por
dc.contributor.advisor-co1Silva, João Eduardo Azevedo Ramos da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3823047207711289por
dc.description.resumoAntes da década de 1980, pesquisas e investigações de acidentes aéreos identificavam os erros humanos como a principal causa de acidentes aeronáuticos. Essas falhas ocorriam principalmente nas comunicações interpessoais, na tomada de decisões e na liderança. A solução dada pela indústria, governo e órgãos aeroespaciais foi aplicar um conjunto de treinamentos e práticas baseadas em aspectos psicológicos e simulações que foram denominadas Crew Resource Management (CRM) e que tem trazido até hoje cada vez mais segurança às operações das aeronaves. Outros tipos de indústrias viram as vantagens do CRM e começaram a aplicá-lo em suas próprias operações, especialmente em indústrias de alto risco. A indústria de transformação, apesar de muitos avanços e da utilização de alta tecnologia, enfrenta desafios ligados a problemas de qualidade e segurança das operações, de seus funcionários e equipamentos, e pode encontrar no CRM uma ferramenta que possa mitigar consequências negativas relacionadas a estes desafios. Este trabalho buscou resumir através de uma Revisão Sistemática da Literatura, utilizando-se o método PRISMA, as formas como o CRM é aplicado em algumas indústrias, principalmente as de transformação e transporte (não-aviação civil) e também entender, utilizando-se de uma pesquisa de campo em uma montadora de automóveis na região sudeste do Brasil, se a cultura de segurança já existe, e se esta seria uma facilitadora para a implementação de programas e treinamentos de CRM na indústria de transformação, bem como suas congruências e discrepâncias em comparação com a Revisão Sistemática. Os resultados mostraram que, com algumas adaptações bem elaboradas, os treinamentos de CRM podem ser aplicados em diversas indústrias com o objetivo de trazer mais segurança às operações, mais produtividade e mais qualidade aos produtos e serviços.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-Sopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7420166135020760por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0001-9373-3515por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3774-1705por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6739-5065por


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