Show simple item record

dc.contributor.authorQueiroz, Vitor Gabriel Batista
dc.date.accessioned2024-07-03T17:54:48Z
dc.date.available2024-07-03T17:54:48Z
dc.date.issued2024-02-09
dc.identifier.citationQUEIROZ, Vitor Gabriel Batista. O ensino do futsal em um projeto de extensão: do plano à ação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19752.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19752
dc.description.abstractBrazil, the country of football, which person should feel included and comfortable in the football universe. It is understood that based on practices and Game Pedagogy there is an advance as a tactic. Game Pedagogy is absorbed into an interactionist epistemology interrupted with the innatist and empiricist epistemologies, so that educational practice is adopted as a relational experience and not internalized within the subject as in the innatist or external to the subject as in the empiricist, which involves several social and educational practices towards a teaching objective. In view of the above, the present study aimed to investigate, based on the class plans and diaries prepared by the work team of the Academia ProFut extension project, the limits and pedagogical possibilities inscribed in the circumscribed field between the idealized and the realized. It was a cross-sectional, documentary, retrospective and thematic analysis study using the qualitative method. The research analyzed an academic extension project aimed at teaching football in a school located in a peripheral neighborhood of the city of São Carlos. This research analyzes in a chronological way comparing the lesson plans and the respective diaries of each class, of the 6th and 7th year classes, who attended the project in the morning (10:45 am to 12:15 pm), two days a week (Tuesday and Wednesday), after regular classes, with a time frame from 04/12/2022 to 05/25/2022, totaling 10 lesson plans and 10 consolidated class diaries. After analyzing the class plans and diaries prepared by the work team of the Academia Profut extension project, we identified the limits and pedagogical possibilities included, not circumscribed between the idealized and the realized, we can say that we identified the existence of educational processes, in regarding internal and external logic and also some limitations related to physical space and adaptation of the project to the school’s dynamics.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino do futsalpor
dc.subjectprojeto de extensãopor
dc.subjectFutebóispor
dc.subjectDialogicidadepor
dc.titleO ensino do futsal em um projeto de extensão: do plano à açãopor
dc.title.alternativeTeaching futsal in an extension project: from plan to actioneng
dc.title.alternativeLa enseñanza del futsal en un proyecto de extensión: del plan a la acciónspa
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Osmar Moreira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176123942671062por
dc.description.resumoBrasil, país do futebol, a qual pessoas devem se sentir incluídas e confortáveis no universo futebolístico. Entende-se que a partir de práticas e da Pedagogia do Jogo há um avanço como tática. A Pedagogia do Jogo absorvida em uma epistemologia interacionista interrompe com as epistemologias inatista e empirista, de modo em que se adota a prática educativa como uma experiência relacional e não interiorizado no sujeito como na inatista ou exterior ao sujeito como na empirista, ao qual envolve várias práticas sociais e educativas diante a um objetivo de ensino. Diante o exposto, o presente estudo teve o objetivo investigar, a partir dos planos e diários de aula elaborados pela equipe de trabalho do projeto de extensão Academia ProFut, os limites e as possibilidades pedagógicas inscritos no campo circunscrito entre o idealizado e o realizado. Foi um estudo transversal, com caráter documental, retrospectiva e de análise temática com a utilização do método qualitativo. A pesquisa analisou um projeto de extensão acadêmico voltado para o ensino do futebol em uma escola localizada em um bairro periférico na cidade de São Carlos. Essa pesquisa analisa de forma cronológica comparando os planos de aula e os respectivos diários de cada aula, das turmas de 6° e 7° ano, que frequentaram o projeto no período da manhã (10h45 às 12h15), dois dias por semana (terça e quarta), no contraturno das aulas regulares, com recorte temporal do dia 12/04/2022 até o dia 25/05/2022, totalizando 10 planos de aula e 10 diários de aula analisados. Após as análises a partir dos planos e diários de aula elaborados pela equipe de trabalho do projeto de extensão Academia Profut, visando identificar os limites e as possibilidades pedagógicas inscritos no circunscrito entre o idealizado e o realizado podemos afirmar que identificamos a existência de processos educativos, em relação a lógica interna e externa e também algumas limitações relacionadas a espaço físico e adequação do projeto a dinâmica da escola.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8714597021789028por
dc.publisher.courseEducação Física - EFLpor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0007-4871-9312por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2915-5634por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil