Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Maria Eduarda dos
dc.date.accessioned2024-07-03T23:19:31Z
dc.date.available2024-07-03T23:19:31Z
dc.date.issued2024-02-08
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Eduarda dos. A expansão do setor de HPPC brasileiro: uma abordagem sob a ótica das estratégias de crescimento adotadas pelo grupo Boticário na pandemia da Covid-19. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19770.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19770
dc.description.abstractThis study aims to analyze the growth strategies adopted by the Boticário Group between 2018 and 2022. The aim is to understand, through the case study, how the conduct adopted by the company in the context of the COVID-19 pandemic relates to the growth observed in its results, as well as possible impacts on the structure of the Brazilian Personal Hygiene, Perfumery and Cosmetics (PHPC) sector. It was observed that, during the period analyzed, the Boticário Group invested heavily in research and development (R&D) and in strategies aimed at its technological development, as well as in strategic mergers and acquisitions that enabled it to expand its consumer market - such as Vult Cosméstica, Beleza na Web, Truss Professional and Dr. Jones. In addition, during the pandemic, the company also considerably increased its product portfolio, with the creation, for example, of a sunscreen line and a new perfume brand, O.U.i, dedicated to the high-end perfumery market. From 2018 to 2022, the Boticário Group also inaugurated two new distribution centers and acquired logtech Equilibrium, intensifying its verticaisintegration process. As a result, the group was able to boost its sales and increase its turnover, increasing its relevance in the domestic PHPC market.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégias de Crescimentopor
dc.subjectGrupo Boticáriopor
dc.subjectHigiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticospor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectGrowth Strategieseng
dc.subjectPersonal Hygiene, Perfumery and Cosmeticseng
dc.subjectBoticário Groupeng
dc.titleA expansão do setor de HPPC brasileiro: uma abordagem sob a ótica das estratégias de crescimento adotadas pelo grupo Boticário na pandemia da Covid-19por
dc.title.alternativeThe expansion of brazilian PHPC sector: an approach from the perspective of growth strategies adopted by the Boticário group in the Covid-19 pandemiceng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Pitelli, Mariusa Momenti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2810339285129049por
dc.description.resumoO presente estudo tem como intuito realizar uma análise sobre as estratégias de crescimento adotadas pelo Grupo Boticário no período de 2018 a 2022. Objetiva-se compreender, por meio do estudo de caso, de que forma as condutas adotadas pela empresa no contexto da pandemia da COVID-19 se relacionam com o crescimento observado nos seus resultados, bem como possíveis impactos sobre a estrutura do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) brasileiro. Observou-se que, no período analisado, o Grupo Boticário investiu fortemente em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e em estratégias voltadas ao seu desenvolvimento tecnológico, bem como em fusões e aquisições estratégicas que possibilitaram a expansão do seu mercado consumidor - como a da Vult Cosméstica, Beleza na Web, Truss Professional e Dr. Jones. Além disso, durante o período da pandemia, a companhia também aumentou consideravelmente seu portfólio de produtos, com a criação, por exemplo, de uma linha de protetor solar e uma nova marca de perfumes, a O.U.i, dedicada ao mercado da alta perfumaria. De 2018 a 2022, o Grupo Boticário inaugurou, ainda, dois novos centros de distribuições e adquiriu a logtech Equilibrium, intensificando seu processo de integração vertical. Dessa forma, como consequência das condutas adotadas, o grupo conseguiu alavancar suas vendas e aumentar o faturamento, ampliando sua relevância no mercado nacional de HPPC.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseCiências Econômicas - CEc-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil