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dc.contributor.authorArroyo, Felipe Nascimento
dc.date.accessioned2024-07-04T19:43:37Z
dc.date.available2024-07-04T19:43:37Z
dc.date.issued2024-03-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19812
dc.description.abstractDue to their good mechanical performance combined with a low specific weight, sandwich composite materials have been applied in various situations, especially those with a discontinuous honeycomb core geometry, which has motivated the development of research into new materials, which naturally involves the manufacturing route and subsequent characterization. Na flexão, o conhecimento do módulo de elasticidade e da rigidez à flexão do compósito são de fundamental importância para o projeto estrutural, propriedades essas que podem ser determinadas experimentalmente ou estimadas por meio de modelos matemáticos. In the estimation of elastic properties, the ASTM D7250 (2020) standard, for reasons of design safety, disregards the core's influence in the estimation (transformed section method) of bending stiffness. With the aid of structural modeling using the finite element method and statistical analysis, the main objective of this research is to propose equations for estimating the modulus of elasticity and bending stiffness of honeycomb sandwich composites, as well as estimating bending stresses (tension and compression) under service conditions (small displacements - service limit state). After validating the modeling and parametric study (1944 simulations at three and four points, obtaining 972 different results), it was possible to develop new equations with provisions (i.e., R² greater than 0% and, in some cases, greater than 70%) better than the existing equations in the literature (i.e., R² equal to 0%).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRigidez à flexãopor
dc.subjectModelagem numéricapor
dc.subjectModelos de regressãopor
dc.subjectOtimização inversapor
dc.subjectElementos finitospor
dc.subjectBending stiffnesseng
dc.subjectNumerical modelingeng
dc.subjectRegression modelseng
dc.subjectInverse optimizationeng
dc.subjectFinite elementseng
dc.titleModelos para a estimativa de propriedades elásticas em materiais compósitos sanduíche de núcleo honeycomb submetidos à flexãopor
dc.title.alternativeModels for estimating elastic properties in honeycomb composite materials subjected to bendingeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Christoforo, André Luis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7623383075429186por
dc.contributor.advisor-co1Pereira Junior, Wanderlei Malaquias
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2268506213083114por
dc.description.resumoPor apresentar bom desempenho mecânico aliado a um baixo peso específico, materiais compósitos sanduíche vem sendo aplicados em diversas situações, com destaque para os de núcleo descontínuo de geometria honeycomb, o que tem motivado o desenvolvimento de pesquisas acerca de novos materiais, que naturalmente passam pela rota de fabricação e pela posterior caracterização. Na flexão, o conhecimento do módulo de elasticidade e da rigidez à flexão do compósito são de fundamental importância para o projeto estrutural, propriedades essas que podem ser determinadas experimentalmente ou estimadas por meio de modelos matemáticos. Na estimativa das propriedades elásticas, a norma ASTM D7250 (2020), por questões de segurança do projeto, desconsidera a influência do núcleo na estimativa (método da seção transformada) da rigidez à flexão. Com o auxílio da modelagem de estruturas pelo método dos elementos finitos e análise estatística, essa pesquisa tem como objetivo principal a proposição de equações para a estimativa do módulo de elasticidade e da rigidez à flexão de compósitos sanduíche com núcleo honeycomb, assim como da estimativa das tensões (tração e compressão) de flexão em condições de serviço (pequenos deslocamentos – estado limite de serviço). Após a validação da modelagem e estudo paramétrico (1944 simulações a três e quatro pontos, obtendo 972 resultados distintos), foi possível desenvolver novas equações com provisões (R² superior a 0% e, em alguns casos, superiores a 70%) melhores que as equações existentes na literatura (R² igual a 0%).por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGECivpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpor
dc.description.sponsorshipId001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7212979133617183por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-8226-172Xpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4066-080Xpor
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7404-3666por


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