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dc.contributor.authorRibeiro, Gleyce Kelly
dc.date.accessioned2024-07-05T13:19:51Z
dc.date.available2024-07-05T13:19:51Z
dc.date.issued2024-01-30
dc.identifier.citationRIBEIRO, Gleyce Kelly. Diagnóstico e avaliação exploratória inicial dos avanços dos objetivos de desenvolvimento sustentável no campus Lagoa do Sino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de São Carlos, Lagoa do Sino, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19821.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19821
dc.description.abstractIn the context of the current global scenario, the 2030 Agenda and the Sustainable Development Goals (SDGs) have become highly relevant topics on academic and social agendas. Higher Education Institutions (HEIs), with their role as generators and disseminators of knowledge, have a responsibility to present sustainable solutions, provide assistance in fulfilling the SDGs and share their initiatives. The aim of this study is to carry out an initial diagnosis of the inclusion of the SDGs at the Lagoa do Sino Campus of the Federal University of São Carlos (UFSCar). To this end, an bibliographical survey was carried out of the main SDG indicators used by HEIs. At the same time, an initial diagnosis of the inclusion of the SDGs on the Lagoa do Sino Campus was carried out, by mapping the initiatives linked to the SDGs and published in UFSCar's Activity Reports and Annual Management and Activity Reports in 2020, 2021 and 2022. Through the mapping, it was possible to propose indicators consistent with the institution's scenario to assess the SDGs and recommend improvement actions for their more appropriate inclusion. The results of the survey culminated in the identification of 61 SDG assessment indicators most commonly used in HEIs, 43% of which are associated with SDG 4 - Quality Education. During the mapping process, it was possible to identify 79 initiatives linked to the SDGs, ranging from institutional policies to cultural events, which are practiced on campus. By correlating the indicators obtained in the literature survey with the initiatives mapped, it was possible to determine 47 indicators that can be used to assess the inclusion of the SDGs on the Lagoa do Sino campus. Of the 61 indicators obtained, 14 were not considered applicable due to the lack of SDG-related activities disclosed in the reports. To help the institution implement initiatives to address these non-applicable indicators, improvement actions were presented, such as a Diversity and Equity Census and a Greenhouse Gas Emissions Inventory. The implementation and measurement of these indicators will result in greater transparency in the disclosure of results in relation to meeting the targets of certain SDGs, highlighting the institution's maturity in the pursuit of sustainability.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectObjetivos de desenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectIndicadores de ODSpor
dc.subjectInstituições de ensino superiorpor
dc.subjectAgenda 2030por
dc.subjectSDG indicatorseng
dc.subjectSustainable development goalseng
dc.subjectHigher education institutionseng
dc.titleDiagnóstico e avaliação exploratória inicial dos avanços dos objetivos de desenvolvimento sustentável no campus Lagoa do Sinopor
dc.title.alternativeDiagnosis and initial exploratory evaluation of advances in sustainable development goals at the Lagoa do Sino campuseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Saavedra, Yovana María Barrera
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6850307175821218por
dc.description.resumoNo contexto do atual cenário global, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tornaram-se temas de grande relevância nas agendas acadêmicas e sociais. As Instituições de Ensino Superior (IES), com o papel de geradora e disseminadora de conhecimento, detém a responsabilidade de apresentar soluções sustentáveis, fornecer assistência para o cumprimento dos ODS e compartilhar suas iniciativas. Este trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico inicial da inserção dos ODS no Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica dos principais indicadores de ODS utilizados por IES. Conjuntamente, houve a realização de um diagnóstico inicial da inserção dos ODS no Campus Lagoa do Sino, através do mapeamento das iniciativas vinculadas aos ODS e divulgadas nos Relatórios de Atividades e Relatórios de Gestão Anual e Atividades da UFSCar em 2020, 2021 e 2022. Mediante o mapeamento, foi possível propor indicadores condizentes com o cenário da instituição para avaliar os ODS e recomendar ações de melhorias para uma inserção mais adequada dos mesmos. Os resultados da pesquisa culminaram na identificação de 61 indicadores de avaliação dos ODS mais comumente empregados em IES, sendo que 43% desses indicadores estão associados ao ODS 4 - Educação de Qualidade. Durante o processo de mapeamento, foi possível identificar 79 iniciativas vinculadas aos ODS, abrangendo desde políticas institucionais até eventos culturais, que são praticados no campus. A partir da correlação dos indicadores obtidos no levantamento bibliográfico e as iniciativas mapeadas, foi possível determinar 47 indicadores que podem ser utilizados para avaliar a inserção dos ODS no campus Lagoa do Sino. Dos 61 indicadores obtidos, 14 não foram considerados aplicáveis devido à ausência de atividades relacionadas aos ODS divulgadas nos Relatórios. Para auxiliar a instituição na implementação de iniciativas que contemplem esses indicadores não aplicáveis foram apresentadas ações de melhorias, como a realização de um Censo de Diversidade e Equidade e a realização de um Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa. A implementação e mensuração desses indicadores resultará em maior transparência na divulgação dos resultados com relação ao cumprimento das metapor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTALpor
dc.publisher.addressCâmpus Lagoa do Sinopor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6850307175821218por
dc.publisher.courseEngenharia Ambiental - EAm-LSpor


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