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dc.contributor.authorSantilli, Sérgio Ricardo
dc.date.accessioned2024-07-12T13:00:23Z
dc.date.available2024-07-12T13:00:23Z
dc.date.issued2024-03-23
dc.identifier.citationSANTILLI, Sérgio Ricardo. Estudo do fator de dano acumulado (CDF) de pavimentos aeroportuários brasileiros utilizando FAARFIELD e BAKFAA – Avaliação da incorporação de geogrelhas. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19936.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19936
dc.description.abstractBrazilian airport pavements, designed during an era of lower aircraft weights, now face up with challenges due to increased traffic and heavier aircraft, as well as aging infrastructure, predominantly constructed between the 1950s and 1970s. A way to evaluate the structural condition of pavements is by determining the Cumulative Damage Factor (CDF), which considers the mechanical characteristics of the existing structure and the aircraft operations. Therefore, this research involves collecting data on aircraft characteristics, traffic patterns, and pavement layer properties to update information on the pavement life service of existing Brazilian airfield pavements. The research involves data collection and analysis of the CDF of 20 Brazilian airport runways pavement. Backanalysis of deflection basins obtained from Heavy Weight Deflectometer (HWD) tests is conducted using the BAKFAA software. The FAARFIELD software is then employed to calculate the CDF, incorporating the latest information on aircraft mix and pavement conditions. Notably, 11 airports exhibit a CDF less than 0.01, suggesting potential oversizing of pavements for existing aircraft movement. Boa Vista Airport/RR (SBBV) stands out with a CDF of 1.5, prompting recommendations for actions to mitigate pavement degradation. In the second stage, the incorporation of geosynthetics in airport pavements was evaluated through computational numerical modeling with the Finite Element Method using ABAQUS. Parametric analyzes evaluated the effects of stabilization by geosynthetic reinforcement in different positions of the structure, verified by the decrease in CDF and reduction in deflections. Furthermore, the CDF was recalculated for this condition. The findings offer valuable insights for future actions, maintenance strategies, and recommendations for the construction of new airports.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPavimento aeroportuáriopor
dc.subjectCumulative damage factoreng
dc.subjectBakfaaeng
dc.subjectFaarfieldeng
dc.subjectGeossintéticopor
dc.subjectAirport pavementeng
dc.subjectGeosyntheticeng
dc.titleEstudo do fator de dano acumulado (CDF) de pavimentos aeroportuários brasileiros utilizando FAARFIELD e BAKFAA – Avaliação da incorporação de geogrelhaspor
dc.title.alternativeStudy of the cumulative damage factor (CDF) of Brazilian airport pavements using FAARFIELD and BAKFAA – Implications of the incorporation of geogridseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Correia, Natália de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172645507238077por
dc.description.resumoOs pavimentos dos aeroportos brasileiros, os quais foram projetados numa época de aeronaves mais leves, agora enfrentam desafios devido ao aumento do número de pousos e decolagens e ao surgimento de aeronaves maiores, bem como ao envelhecimento da infraestrutura, predominantemente construída entre as décadas de 1950 e 1970. Uma das formas de avaliar condição estrutural dos pavimentos é pela determinação do Cumulative Damage Factor (CDF) ou fator de dano acumulado, o qual considera as características mecânicas da estrutura existente e a movimentação de aeronaves em operação. Neste sentido, esta pesquisa envolve a coleta de dados sobre características das aeronaves, padrões de tráfego aéreo e propriedades das camadas dos pavimentos aeroportuários para atualizar informações sobre a vida útil dos pavimentos existentes nos aeroportos brasileiros. A pesquisa envolve a coleta de dados e análise do CDF das pistas de pouso e decolagem de 20 aeroportos brasileiros. A retroanálise das bacias de deflexão obtidas nos ensaios de Heavy Weight Deflectometer (HWD) é realizada usando o software BAKFAA. O software FAARFIELD é então empregado para calcular o CDF, incorporando as informações mais recentes sobre o mix de aeronaves e as condições do pavimento. Notadamente, 11 aeroportos apresentam CDF menor que 0,01, o que sugere potencial superdimensionamento do pavimento para o movimento de aeronaves existente. O Aeroporto de Boa Vista/RR (SBBV) obteve CDF de 1,5, que demanda a adoção de ações para mitigar a degradação do pavimento. Na segunda etapa, avaliou-se a incorporação de geossintéticos nos pavimentos aeroportuários por meio de modelagem numérica computacional com Método dos Elementos Finitos usando ABAQUS. Análises paramétricas avaliaram os efeitos do enrijecimento pelo reforço geossintético em diversas posições da estrutura, observados pela diminuição do CDF e redução das deflexões. As descobertas oferecem informações valiosas para ações futuras, estratégias de manutenção e recomendações para a construção de novos aeroportos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGECivpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICApor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7546809387308411por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0007-2864-3672por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6867-9596por


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