Mostrar registro simples

dc.contributor.authorZanuzzo, Juliana Tavares
dc.date.accessioned2024-07-16T12:44:07Z
dc.date.available2024-07-16T12:44:07Z
dc.date.issued2023-08-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19989
dc.description.abstractThe exponential increase in the concentration of Greenhouse Gases (GHG) in the atmosphere in quantities above the planet's natural capacity is generating the phenomenon of climate change, whose economic, social and environmental impacts have been a source of attention for the international scientific community and global political concern. It is a new scenario that encompasses challenges for the management of productive and economic activities, with new risks and opportunities for innovation for companies. Given this, the market urgently needs professionals trained in this topic, with extensive knowledge of operations and the value chain to manage GHG emissions, in accordance with sustainability protocols and indices. These expectations are aligned with the new National Curricular Guidelines (DCN), which determine that graduates of engineering courses have profiles and competencies that consider global, political, economic, social, environmental, cultural, safety and health aspects at work, and who act with impartiality and commitment to social responsibility and sustainable development. In this context, this work proposes to carry out a bibliographical research on climate change and methodologies for the management of productive and economic activities, considering their sustainability, demonstrating the application of the GHG Protocol method in solving a case study for the development of a teaching and learning strategy. As a result of the research, it was observed that the GHG Protocol method is the most used by companies, and based on the available data, it would be the most coherent for calculating the model case study. With the results of the model case study of 330.23 tons of equivalent emitted in 1 year, it was possible to analyze action plans applied for each emission scope. Furthermore, proposals were presented for applying the content covered in the current work in mandatory and optional subjects, new subjects, extension groups and ACIEPEs (Curricular Activity of Integration of Teaching, Research and Extension), training chemical engineers to meet the new needs of the market. of work.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMudanças Climáticaspor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectCarbonopor
dc.subjectProtocolo GHGpor
dc.subjectEstratégia de ensino aprendizagempor
dc.subjectClimate changeeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectCarboneng
dc.subjectGHG Protocoleng
dc.subjectTeaching and earning strategyeng
dc.titleSustentabilidade de forma prática para a engenharia química: metodologias para a gestão de carbono em atividades produtivas e econômicaspor
dc.title.alternativeSustainability in a practical way for chemical engineering: methodologies for carbon management in productive and economic activitieseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Ferreira Palhares, Adriana Paula
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736423072715628por
dc.description.resumoO aumento exponencial da concentração de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera em quantidade acima da capacidade natural do planeta está gerando o fenômeno das mudanças climáticas, cujos os impactos econômicos, sociais e ambientais têm sido motivo de atenção para a comunidade científica internacional e preocupação política mundial. É um novo cenário que abrange desafios para a gestão das atividades produtivas e econômicas, com novos riscos e oportunidades de inovação para as empresas. Diante disso, o mercado necessita com urgência de profissionais capacitados nessa temática, com amplo conhecimento das operações e da cadeia de valor para fazer gestão das emissões de GEE, de acordo com os protocolos e índices de sustentabilidade. Essas expectativas estão alinhadas com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que determinam que os egressos dos cursos de engenharias tenham perfis e competências que considerem os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais, de segurança e saúde no trabalho, e que atuem com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável. Neste contexto, este trabalho se propõe a realizar uma pesquisa bibliográfica sobre mudanças climáticas e metodologias para a gestão das atividades produtivas e econômicas contemplando a sustentabilidade das mesmas, demonstrando a aplicação do método GHG Protocol na resolução de um estudo de caso para o desenvolvimento de uma estratégia de ensino e aprendizagem. Como resultado da pesquisa, observou-se que o método GHG Protocol é o mais utilizado pelas empresas, e pelos dados disponíveis seria o mais coerente para o cálculo do estudo de caso modelo. Com os resultados do estudo de caso modelo de 330,23 toneladas de equivalente emitidas em 1 ano foi possível analisar planos de ações aplicados para cada escopo de emissão. Além disso, foram apresentadas propostas de aplicação do conteúdo abordado no atual trabalho em disciplinas obrigatórias, optativas, novas disciplinas, grupos de extensão e ACIEPEs (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão), capacitando os engenheiros químicos para as novas necessidades do mercado de trabalho.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9467945485125791por
dc.publisher.courseEngenharia Química - EQpor
dc.contributor.advisor1orcidhttp://orcid.org/0000-0002-1783-1973por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil