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dc.contributor.authorLavelli, Rafaela Caroline
dc.date.accessioned2024-07-18T12:14:41Z
dc.date.available2024-07-18T12:14:41Z
dc.date.issued2024-07-01
dc.identifier.citationLAVELLI, Rafaela Caroline. Aprendizagem em cuidados paliativos: dados sobre a formação graduada em cursos federais de Terapia Ocupacional. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20091.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20091
dc.description.abstractPalliative care is a human right, but obstacles such as the availability of opioid medication for pain control, socio-cultural barriers and gaps in the knowledge of health professionals are challenges to be overcome in order to better provide this approach. In the field of Occupational Therapy, the area of palliative care is expanding and, although it has not yet been established as a specialty of the profession, it is gradually being incorporated as an area of practice and/or as knowledge recommended for certain interventional contexts, and it is essential to qualify the teaching of occupational therapists to improve their ability to meet the needs of patients in palliative care. With the aim of investigating occupational therapy undergraduates' perceptions of learning about palliative care, this cross-sectional, descriptive and quantitative study was carried out with students enrolled in the occupational therapy course who were attending the final year of the curriculum in federal universities. Data was collected via an online questionnaire and the questions were analyzed using simple descriptive statistics. There was the participation of 27 students, the results identified low access to training actions on the theme of palliative care in the three levels of actions that permeate training (teaching, research and extension). The offer of content on the subject occurs mostly through theoretical foundations in specific classes throughout the course, with a shortage of practices and internships in the area. There is knowledge presented by the participants about guiding principles of palliative care and basic knowledge for practical action, however, the weaknesses concerning the opportunity of practices in palliative care associated with gaps in important content such as palliative rehabilitation, grief, communication, tanatology, bioethics, as well as evaluative instruments, reflect in the statement that the participants do not know how to choose clinical situations for palliative care and in the perspective focused on the association of palliative care with the exclusively end-of-life process. It is concluded that limitations of knowledge associated with the absence of practical experiences in the area hinder the development of skills necessary for the qualification of care and distance the student from a professional reasoning based on the relations of suffering arising from the occupational repercussions for the implementation of care actions centered on the scope of the profession.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCuidados paliativospor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTerapia ocupacionalpor
dc.subjectPalliative Careeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectOccupational therapyeng
dc.titleAprendizagem em cuidados paliativos: dados sobre a formação graduada em cursos federais de Terapia Ocupacionalpor
dc.title.alternativeLearning in palliative care: data on undergraduate students training of the federal Occupational Therapy courseseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Bombarda, Tatiana Barbieri
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8070700589653226por
dc.description.resumoOs cuidados paliativos constitui-se como um direito humano, contudo, obstáculos como a disponibilidade de medicamentos opióides para controle álgico, barreiras sócio culturais da população e lacunas de conhecimento dos profissionais de saúde configuram-se como desafios a serem superados para uma melhor provisão desta abordagem. No âmbito da Terapia Ocupacional, a área de atuação em cuidados paliativos encontra-se em expansão e, embora ainda não tenha sido instituída como uma especialidade da profissão, gradativamente vem sendo incorporada como área de atuação e/ou como conhecimento preconizado para determinados contextos interventivos, sendo fundamental qualificar o ensino dos terapeutas ocupacionais para melhorar sua capacidade de atender às necessidades dos pacientes em cuidados paliativos. Com o objetivo de investigar a percepção dos graduandos de terapia ocupacional acerca do aprendizado sobre cuidados paliativos, este estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa foi desenvolvido com alunos com matrícula ativa no curso de terapia ocupacional que estavam cursando o último ano da matriz curricular em universidades federais. A coleta de dados foi realizada via questionário online e a análise das questões foi realizada por meio de estatística descritiva simples. Houve a participação de 27 estudantes e os resultados identificaram baixo acesso às ações formativas na temática dos cuidados paliativos nos três eixos de atividades universitárias (ensino, pesquisa e extensão). A oferta de conteúdos sobre o tema ocorre majoritariamente por meio de fundamentos teóricos em aulas pontuais ao longo do curso, havendo escassez de práticas e de estágios na área. Há conhecimentos apresentados pelos participantes acerca de princípios norteadores dos cuidados paliativos e de conhecimentos básicos para atuação prática, no entanto, as fragilidades concernentes a oportunidade de práticas em cuidados paliativos associadas a lacunas de conteúdos importantes como reabilitação paliativa, luto, comunicação, tanatologia, bioética, bem como de instrumentos avaliativos, refletem na afirmação dos participantes não saberem eleger situações clínicas para os cuidados paliativos e na ótica voltada a associação dos cuidados paliativos com o processo exclusivamente de fim de vida. Conclui-se que limitações de conhecimentos associadas à ausência de experiências práticas na área dificultam o desenvolvimento de habilidades necessárias para a qualificação do cuidado e distanciam o aluno de um raciocínio profissional pautado nas relações do sofrimento oriundos das repercussões ocupacionais, para a implementação de ações de cuidado centradas no escopo da profissão.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3735208231414102por
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


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