dc.contributor.author | Silva, Isabela Vitor da | |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T18:06:22Z | |
dc.date.available | 2024-07-18T18:06:22Z | |
dc.date.issued | 2024-02-07 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Isabela Vitor da. Percepções dos visitantes do Parque Ecológico de São Carlos sobre o papel dos zoológicos na conservação e Educação Ambiental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão e Análise Ambiental) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20127. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20127 | |
dc.description.abstract | Zoos constitute suitable spaces for the conservation of biological diversity and environmental education initiatives. However, there is still a significant challenge among the population in understanding the purposes of a zoo. This is due to the historical conception that animals are being used solely for entertainment. The present study aims to assess the perceptions of visitors to the "Dr. Antonio Teixeira
Vianna" Ecological Park (PESC) regarding the role of zoos, especially this place situated in São Carlos (São Paulo - Brazil), as an educational space and a site for the conservation of fauna. Data acquisition was carried out through a questionnaire applied to visitors. The questionnaire included questions related to visitors' perceptions of PESC and the Environmental Education activities conducted there. Visitor responses were analyzed using qualitative and quantitative methods, including analysis performed with the IRAMUTEQ software. The results highlighted the importance visitors attribute to PESC as a location as close as possible to a natural ecosystem in the midst of the urbanized environmental, in addition to being a pleasant space for activities such as recreation. It was noted that there are various possibilities for improvements and the implementation of new activities that can further enhance the role of PESC as an educational space and facilitate closer contact with animals, complementing the existing activities. In addition to the fact that the present study can assist in the planning of other Environmental Education
activities in the PESC, it is suggested that such actions should t be based on a more critical and emancipatory approach to Environmental Education. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Conservação ex situ | por |
dc.subject | Espaço educador | por |
dc.subject | Percepção ambiental | por |
dc.title | Percepções dos visitantes do Parque Ecológico de São Carlos sobre o papel dos zoológicos na conservação e Educação Ambiental | por |
dc.title.alternative | Perceptions of São Carlos Ecological Park visitors about the role of zoos in conservation and Environmental Education | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Mattos, Sérgio Henrique Vannucchi Leme de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8205497519881678 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Fulan, João Ânderson | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6722525302380560 | por |
dc.description.resumo | Os zoológicos constituem-se em espaços propícios à conservação da diversidade biológica e a ações de Educação Ambiental relacionadas a essa temática. Porém, ainda há um grande equívoco na percepção de muitas pessoas da finalidade de um zoológico, devido a percepção histórica de que os animais estão sendo utilizados meramente para a exposição e o entretenimento. O presente estudo objetivou analisar as percepções dos visitantes a respeito do papel dos zoológicos em geral e, especialmente, do Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” PESC (localizado no município de São Carlos - SP) como espaço educador e para a conservação da fauna. O levantamento dos dados relacionados às percepções dos visitantes do PESC foi realizado por meio de questionário aplicado a frequentadores do parque, contando com questões que objetivaram a compreensão da visão que a população possui do zoológico e a relação dos visitantes com o parque e sobre as ações de Educação Ambiental realizadas nele. As respostas dadas pelos visitantes do PESC a esse questionário foram analisadas por métodos quali-quantitativos, contando com gráficos para auxiliar na visualização das respostas e análise pelo software IRAMUTEQ. Mostrou-se evidente a importância do Parque Ecológico de São Carlos para o contato com a natureza e para a recreação da comunidade, Notou-se que existem diversas possibilidades de melhorias e implementações de novas atividades
que podem potencializar ainda mais o papel do PESC como espaço educador e propiciar o contato mais próximo com os animais, agregando-as às atividades já existentes. Além do presente estudo poder auxiliar no planejamento de outras atividades de Educação Ambiental no PESC, sugere-se que tais ações se fundamentem em uma abordagem mais crítica e emancipadora sobre a Educação Ambiental. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9032242611603863 | por |
dc.publisher.course | Gestão e Análise Ambiental - GAAm | por |