Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Isabela Vitor da
dc.date.accessioned2024-07-18T18:06:22Z
dc.date.available2024-07-18T18:06:22Z
dc.date.issued2024-02-07
dc.identifier.citationSILVA, Isabela Vitor da. Percepções dos visitantes do Parque Ecológico de São Carlos sobre o papel dos zoológicos na conservação e Educação Ambiental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão e Análise Ambiental) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20127.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20127
dc.description.abstractZoos constitute suitable spaces for the conservation of biological diversity and environmental education initiatives. However, there is still a significant challenge among the population in understanding the purposes of a zoo. This is due to the historical conception that animals are being used solely for entertainment. The present study aims to assess the perceptions of visitors to the "Dr. Antonio Teixeira Vianna" Ecological Park (PESC) regarding the role of zoos, especially this place situated in São Carlos (São Paulo - Brazil), as an educational space and a site for the conservation of fauna. Data acquisition was carried out through a questionnaire applied to visitors. The questionnaire included questions related to visitors' perceptions of PESC and the Environmental Education activities conducted there. Visitor responses were analyzed using qualitative and quantitative methods, including analysis performed with the IRAMUTEQ software. The results highlighted the importance visitors attribute to PESC as a location as close as possible to a natural ecosystem in the midst of the urbanized environmental, in addition to being a pleasant space for activities such as recreation. It was noted that there are various possibilities for improvements and the implementation of new activities that can further enhance the role of PESC as an educational space and facilitate closer contact with animals, complementing the existing activities. In addition to the fact that the present study can assist in the planning of other Environmental Education activities in the PESC, it is suggested that such actions should t be based on a more critical and emancipatory approach to Environmental Education.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConservação ex situpor
dc.subjectEspaço educadorpor
dc.subjectPercepção ambientalpor
dc.titlePercepções dos visitantes do Parque Ecológico de São Carlos sobre o papel dos zoológicos na conservação e Educação Ambientalpor
dc.title.alternativePerceptions of São Carlos Ecological Park visitors about the role of zoos in conservation and Environmental Educationeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Mattos, Sérgio Henrique Vannucchi Leme de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205497519881678por
dc.contributor.advisor-co1Fulan, João Ânderson
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6722525302380560por
dc.description.resumoOs zoológicos constituem-se em espaços propícios à conservação da diversidade biológica e a ações de Educação Ambiental relacionadas a essa temática. Porém, ainda há um grande equívoco na percepção de muitas pessoas da finalidade de um zoológico, devido a percepção histórica de que os animais estão sendo utilizados meramente para a exposição e o entretenimento. O presente estudo objetivou analisar as percepções dos visitantes a respeito do papel dos zoológicos em geral e, especialmente, do Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” PESC (localizado no município de São Carlos - SP) como espaço educador e para a conservação da fauna. O levantamento dos dados relacionados às percepções dos visitantes do PESC foi realizado por meio de questionário aplicado a frequentadores do parque, contando com questões que objetivaram a compreensão da visão que a população possui do zoológico e a relação dos visitantes com o parque e sobre as ações de Educação Ambiental realizadas nele. As respostas dadas pelos visitantes do PESC a esse questionário foram analisadas por métodos quali-quantitativos, contando com gráficos para auxiliar na visualização das respostas e análise pelo software IRAMUTEQ. Mostrou-se evidente a importância do Parque Ecológico de São Carlos para o contato com a natureza e para a recreação da comunidade, Notou-se que existem diversas possibilidades de melhorias e implementações de novas atividades que podem potencializar ainda mais o papel do PESC como espaço educador e propiciar o contato mais próximo com os animais, agregando-as às atividades já existentes. Além do presente estudo poder auxiliar no planejamento de outras atividades de Educação Ambiental no PESC, sugere-se que tais ações se fundamentem em uma abordagem mais crítica e emancipadora sobre a Educação Ambiental.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9032242611603863por
dc.publisher.courseGestão e Análise Ambiental - GAAmpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil