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dc.contributor.authorFabi, Rafaela Mancini
dc.date.accessioned2024-07-18T19:06:39Z
dc.date.available2024-07-18T19:06:39Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.identifier.citationFABI, Rafaela Mancini. Adolescências e saúde mental: um diálogo a partir da estratégia do cine debate. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20144.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20144
dc.description.abstractThe literature in the field of child and adolescent mental health points to the school context as a potent space for the development of actions promoting the mental health of teenagers, but it also signals a shortage of national papers on this theme, especially concerning the involvement of teenagers in the process of producing knowledge about themselves. Thus, the present research aims to understand and analyze, in collaboration with adolescent students from a public school, elements related to the theme of mental health in adolescence using the “Cine Debate” strategy. A qualitative research was conducted using the creative strategy of “Cine Debate”. Teenagers from a public school in the second cycle of elementary education participated in the study, attending 2 sessions where films were screened, followed by discussions. The participating teenagers also responded to a questionnaire for process evaluation. The discussions and the evaluative process were subjected to Bardin's Thematic Analysis. Three themes emerged from the analysis of the results: "Perspectives on relationships: challenges, obstacles, and importance"; "Feeling in adolescence"; "Cine Debate: how to be a possible strategy." The study contributes to presenting the perspectives of teenagers on this stage of life, on social support, and on possible ways to conduct a debate activity based on the theme of mental health in the school context.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde Mentalpor
dc.subjectAdolescênciaspor
dc.subjectCine-debatepor
dc.subjectMétodos criativospor
dc.titleAdolescências e saúde mental: um diálogo a partir da estratégia do cine debatepor
dc.title.alternativeAdolescences and mental health: a dialogue from the cine debate strategyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Cid, Maria Fernanda Barboza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595043315867424por
dc.contributor.advisor-co1Gasparini, Danieli Amanda
dc.description.resumoA literatura do campo da saúde mental infantojuvenil indica o contexto escolar como um espaço potente para o desenvolvimento de ações de promoção à saúde mental de adolescentes, mas também sinaliza a escassez de produções nacionais sobre essa temática, especialmente no que se refere ao envolvimento dos adolescentes no processo de produção de conhecimento sobre si. Desta maneira, a presente pesquisa tem como objetivo compreender e analisar, junto a adolescentes estudantes de uma escola pública, elementos relacionados à temática da saúde mental na adolescência a partir da estratégia do Cine Debate. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com a estratégia criativa do Cine Debate. Participaram do estudo adolescentes de uma escola pública do segundo ciclo do ensino fundamental, que participaram de 2 encontros, os quais foram exibidas obras cinematográficas seguidas por debates. Os adolescentes participantes também responderam a um questionário para avaliação do processo. Os debates e o processo avaliativo foram submetidos à Análise Temática de Bardin. Da análise dos resultados, emergiram três temáticas: "Perspectivas sobre relacionamentos: empasses, desafios e importância"; "Sentir-se na adolescência"; "O Cine Debate: como ser uma estratégia possível". O estudo contribui na apresentação das perspectivas dos adolescentes sobre este momento de vida, sobre o apoio social e sobre as formas possíveis de realizar uma atividade de debate a partir da temática da saúde mental no contexto escolar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


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