Show simple item record

dc.contributor.authorRibeiro, Matheus Coelho de Moura
dc.date.accessioned2024-07-19T14:11:10Z
dc.date.available2024-07-19T14:11:10Z
dc.date.issued2024-06-25
dc.identifier.citationRIBEIRO, Matheus Coelho de Moura. Um framework conceitual para a seleção de sensores móveis para fenotipagem digital de estudantes com possível perfil depressivo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20172.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20172
dc.description.abstractThis capstone project presents the development of a framework for selecting mobile sensors for the digital phenotyping of university students with possible depressive profiles. Inspired by a seminal study by Torous that analyzes digital phenotyping in varied contexts, this work performs a critical reinterpretation of this literature to adapt and apply concepts to the specific context of depression in academic settings. The proposed framework was developed based on a review of existing work that uses behavioral data captured by sensors on smartphones and other mobile devices, such as GPS and accelerometers, to identify patterns that may be related to depressive symptoms. The methodology involved collaborative discussions with experts in computing and health, seeking to align the technical capabilities of the sensors with the diagnostic and therapeutic needs of potentially depressed students. As a result, possible relationships are presented between the data collected by the sensors and symptoms of depression. This study aims to provide a basis for future practical implementations of computer systems mental health support, using accessible and non-intrusive technologies in educational contexts.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDispositivos móveispor
dc.subjectComputação vestívelpor
dc.subjectSensorespor
dc.subjectFenotipagem digitalpor
dc.subjectDepressãopor
dc.titleUm framework conceitual para a seleção de sensores móveis para fenotipagem digital de estudantes com possível perfil depressivopor
dc.title.alternativeA conceptual framework for the selection of mobile sensors for digital phenotyping of students with a possible depressive profileeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Neris, Vânia Paula de Almeida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0268728255033469por
dc.contributor.advisor-co1Guardia, Hélio Crestana
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1780902767520967por
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta o desenvolvimento de um framework destinado à seleção de sensores móveis para a fenotipagem digital de estudantes universitários com possíveis perfis depressivos. Inspirado por um estudo seminal de Torous que analisa a fenotipagem digital em contextos variados, este trabalho realiza uma reinterpretação crítica dessa literatura para adaptar e aplicar conceitos ao contexto específico de depressão em ambientes acadêmicos. O framework proposto foi elaborado a partir de uma revisão de trabalhos existentes que utilizam dados comportamentais capturados por sensores em smartphones e outros dispositivos móveis, como GPS e acelerômetros, para identificar padrões que possam estar relacionados com sintomas depressivos. A metodologia envolveu discussões colaborativas com especialistas em computação e saúde, buscando alinhar as capacidades técnicas dos sensores com as necessidades diagnósticas e terapêuticas para estudantes potencialmente deprimidos. Como resultado são apresentadas possíveis relações entre os dados coletados pelos sensores e sintomas de depressão. Este estudo visa fornecer uma base para futuras implementações práticas de sistemas computacionais de suporte à saúde mental, empregando tecnologias acessíveis e não intrusivas em contextos educacionais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseEngenharia de Computação - ECpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4059-8700por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil