Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAndrade, Rodrigo Carvalho
dc.date.accessioned2024-07-22T11:59:51Z
dc.date.available2024-07-22T11:59:51Z
dc.date.issued2024-03-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20193
dc.description.abstractThis study investigated the impact of teleworking on the Quality of Life at Work of Technical-Administrative Staff in Education at a Federal Higher Education Institution, from the perspective of Activity Ergonomics. Using mainly the Telework Quality of Life Scale, developed and validated by Andrade (2020), five factors were analyzed: self-management in telework, work context, work infrastructure, technological structure and work overload. The results indicated a predominance of well-being in the self-management, infrastructure and technological structure factors, but moderate malaise in the work overload factor. The survey involved 45 (forty-five) civil servants from 8 (eight) sectors who were teleworking - made possible by the Management and Performance Program - combining quantitative and qualitative analyses. Perceptions were consistent regardless of sociodemographic variables. Managers and civil servants highlighted benefits such as autonomy and flexibility, but also challenges such as work overload, institutional misunderstanding and concerns about professional advancement. Attention to the issues raised is recommended in order to mitigate negative impacts and promote a healthy and balanced working environment for teleworkers. Limitations include the researcher's proximity to the institution and the fact that the Management and Performance Program was in the Pilot Project phase during data collection. Longitudinal and sectoral investigations are suggested to better understand the evolution and adaptation of civil servants to teleworking in the institution.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeletrabalhopor
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopor
dc.subjectQualidade de vida no teletrabalhopor
dc.subjectErgonomia da atividadepor
dc.subjectInstituição Federal de Ensino Superiorpor
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectTeleworkingeng
dc.subjectQuality of life at workeng
dc.subjectQuality of life in teleworkingeng
dc.subjectActivity erogonomyeng
dc.subjectFederal Institution of Higher Educationeng
dc.subjectPublic administrationeng
dc.titleQualidade de vida no teletrabalho: um estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior sob a perspectiva da ergonomiapor
dc.title.alternativeQuality of life when teleworking: a case study in a federal higher education institution from the perspective of ergonomicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Tonin, Luiz Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1835542837415565por
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou o impacto do teletrabalho na Qualidade de Vida no Trabalho dos servidores Técnico-Administrativos em Educação de uma Instituição Federal de Ensino Superior, sob a perspectiva da Ergonomia da Atividade. Utilizando, principalmente, a Escala de Qualidade de Vida no Teletrabalho, elaborada e validada por Andrade (2020), foram analisados cinco fatores: autogestão no teletrabalho, contexto laboral, infraestrutura de trabalho, estrutura tecnológica e sobrecarga de trabalho. Os resultados indicaram predominância de bem-estar nos fatores autogerenciamento, infraestrutura e estrutura tecnológica, mas mal-estar moderado no fator sobrecarga de trabalho. A pesquisa envolveu 45 (quarenta e cinco) servidores de 8 (oito) setores em teletrabalho – viabilizado pelo Programa de Gestão e Desempenho –, combinando análises quantitativas e qualitativas. As percepções foram consistentes independentemente de variáveis sociodemográficas. Gestores e servidores destacaram benefícios como autonomia e flexibilidade, mas também desafios com a sobrecarga de trabalho, incompreensão institucional e preocupações quanto à ascensão profissional. Recomenda-se atenção às questões levantadas, visando mitigar impactos negativos e promover um ambiente de trabalho saudável e equilibrado para os teletrabalhadores. Limitações incluem a proximidade do pesquisador com a instituição e o fato do Programa de Gestão e Desempenho estar em fase de Projeto Piloto durante a coleta de dados. Sugere-se investigações longitudinais e setoriais para melhor compreender a evolução e adaptação dos servidores ao teletrabalho na instituição.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produção - PPGPEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2903706573259495por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil