Mostrar el registro sencillo del ítem
Caracterização da Região Metropolitana de Ribeirão Preto SP
dc.contributor.author | Melo, Lívia Mara de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T16:36:17Z | |
dc.date.available | 2024-07-22T16:36:17Z | |
dc.date.issued | 2024-04-26 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20204 | |
dc.description.abstract | Brazil had a relevant and extensive territorial organization, made up of 82 metropolitan regions that were determined for specific treatment purposes depending on the particularities of each region. Although most of the criteria can still be considered pertinent, some points must be highlighted: it is clear that industry performance plays an important role in the metropolization process of these regions, as does migration, responsible for the sudden population growth. In the context of third modernity, and in countries with a recent industrialization process, such as Brazil, these criteria become more decisive, because of the industry, although important, has not been the driving sector of the urban economy for a long time, having been surpassed by the tertiary. The challenges faced by metropolises have a national impact, as they concentrate the majority of corporations and services of interest to the Union, configuring a center for investment and capital accumulation, making cooperation between municipal, state and, mainly federal, public authorities important in the debate of these issues. The objective of the research was to characterize the Metropolitan Region of Ribeirão Preto, based on the historical and spatial process. Initially, data and supporting aspects of this study were collected and analyzed, with regard to the historical process of creation of metropolitan regions, and consequently the Ribeirão Preto Metropolitan Region. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Planejamento regional | por |
dc.subject | Regiões metropolitanas | por |
dc.subject | Organização espacial | por |
dc.subject | Geoprocessamento | por |
dc.subject | Política de regionalização | por |
dc.subject | Regional planning | eng |
dc.subject | Metropolitan regions | eng |
dc.subject | Spatial organization | eng |
dc.subject | Geoprocessing | eng |
dc.subject | Regionalization policy | eng |
dc.title | Caracterização da Região Metropolitana de Ribeirão Preto SP | por |
dc.title.alternative | Characterization of the Metropolitan Region of Ribeirão Preto SP | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Stanganini, Fábio Noel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6774358264004600 | por |
dc.description.resumo | O Brasil possui uma organização territorial relevante e extensa, composta por 82 regiões metropolitanas que foram estabelecidas para fins de tratamento específico em função da particularidade de cada região. Embora a maioria dos critérios possa ainda ser considerada pertinente, alguns pontos devem ser destacados: é evidente que a indústria desempenhou um papel importante no processo de metropolização dessas regiões, assim como a migração, responsável pelo súbito crescimento populacional. No contexto de terceira modernidade, e em países com o processo de industrialização recente, como no Brasil, esses critérios se tornam mais decisivos, isto porque a indústria, embora importante, desde há muito não é o setor motor da economia urbana, tendo sido superado pelo terciário. Os desafios enfrentados pelas metrópoles têm impacto nacional, por concentrar a maior parte das corporações e serviços de interesse da União, configurando um centro de investimento e acumulação de capital, tornando importante a cooperação entre os poderes públicos municipais, estaduais e, principalmente federais, no debate dessas questões. O objetivo da pesquisa foi caracterizar a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, com base no processo histórico e espacial. Em um primeiro momento, foram coletados e analisados dados e aspectos de sustentação desse estudo, no que se refere ao processo histórico de criação das regiões metropolitanas, e por conseguinte a Região Metropolitana de Ribeirão Preto. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEU | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::REGIONALIZACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887.847134/2023-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1952957212369535 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0005-8411-9360 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-2497-2395 | por |