dc.contributor.author | Franco, Mariana Ferrari | |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T11:51:44Z | |
dc.date.available | 2024-07-29T11:51:44Z | |
dc.date.issued | 2024-02-09 | |
dc.identifier.citation | FRANCO, Mariana Ferrari. Evidências de validade de um instrumento intersetorial para detecção de risco para o desenvolvimento infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20262. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20262 | |
dc.description.abstract | Child development (CD) constitutes a period characterized by significant gains and changes in
a child's abilities, learning, behavior, and socialization. In this regard, studies aimed at mapping
risk and protective factors during this period are essential for the development of monitoring
and protective actions. In view of the importance of using tools to assist professionals in the
CD surveillance process, as well as the policies and studies in the field advocating for
intersectionality to promote comprehensive and integrated childhood care, the objective of this
study was to initiate the validation process of an intersectoral instrument for detecting risk in
child development. To achieve this purpose, a quantitative methodological research was
conducted, consisting of three main stages: analysis of the pilot instrument by a group of experts
in the field, allowing for corrections and finalization of the pilot instrument; cognitive
unfolding, involving professionals and family members, in which the instrument was evaluated
for clarity and language, subsequently corrected based on participants' suggestions; and the pre-
test, involving professionals working with the child population, who applied and used the
instrument in their practice. Additionally, a prototype of a digital version of the instrument was
developed to enhance its practicality and application efficiency. The research results showed
that the instrument achieved the necessary values in the statistical evaluations to which it was
subjected, including Cronbach's Alpha coefficient and Content Validity Coefficient,
demonstrating stability and reliability and providing evidence of the instrument's validity.
Despite the research fulfilling its objective and emphasizing the importance of such
instruments, as well as the professionals' interest in using it, further evaluation stages and
subsequent research are necessary for the instrument to be widely disseminated and used. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Intersetorialidade | por |
dc.subject | Criação de instrumento | por |
dc.subject | Validação | por |
dc.subject | Child development | eng |
dc.subject | Instrument development | eng |
dc.subject | Intersectionality | eng |
dc.subject | Validation | eng |
dc.title | Evidências de validade de um instrumento intersetorial para detecção de risco para o desenvolvimento infantil | por |
dc.title.alternative | Validity evidence for an intersectoral instrument for detecting risk to child development | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Barba, Patrícia Carla de Souza Della | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6448489426438006 | por |
dc.description.resumo | O desenvolvimento infantil (DI) constitui um período caracterizado por ganhos e mudanças
significativos nas habilidades, aprendizado, comportamento e socialização de uma criança.
Nesse sentido, estudos que têm como propósito mapear fatores de risco e proteção nesse período
são fundamentais para a construção de ações de monitoramento e proteção. Considerando a
importância do uso de instrumentos para auxiliar os profissionais do processo de vigilância do
DI, bem como as políticas e estudos da área que preconizam a intersetorialidade para promover
uma atenção a infância integral e integrada, o objetivo do presente estudo foi iniciar o processo
de validação do instrumento intersetorial para detecção de risco para o desenvolvimento
infantil. Para alcançar esse propósito, realizou-se uma pesquisa metodológica quantitativa, que
contou com três etapas principais: análise do instrumento piloto por um grupo de profissionais
“experts” na área, possibilitando correção do instrumento e finalização do instrumento piloto;
desdobramento cognitivo, com a participação de profissionais e familiares, no qual o
instrumento foi avaliado quanto a clareza e linguagem adotada, sendo posteriormente corrigido
seguindo as sugestões dos participantes; e o pré-teste, que contou com a participação de
profissionais que atuam com o público infantil e que aplicaram e utilizaram o instrumento em
sua prática. Além disso, desenvolveu-se um protótipo de versão digital do instrumento, visando
aumentar sua praticidade e agilidade de aplicação. Os resultados da pesquisa evidenciaram que
o instrumento atingiu os valores necessários nas avaliações estatísticas a que foi submetido, o
Coeficiente Alpha de Cronbach com valor de 0,73, e Coeficiente de Validade de Conteúdo
atingindo o valor de 0,8 nas médias, demonstrando estabilidade e confiabilidade e fornecendo
evidências de validade do instrumento. Apesar da pesquisa cumprir com seu objetivo, e destacar
a importância desse tipo de instrumento, assim como o interesse dos profissionais em utilizá-lo, mais etapas de avaliação e pesquisas subsequentes se fazem necessárias para que o
instrumento possa ser amplamente divulgado e utilizado. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES/DS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/7803015362491197 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0001-8196-5485 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-7893-8133 | por |