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dc.contributor.authorFranco, Mariana Ferrari
dc.date.accessioned2024-07-29T11:51:44Z
dc.date.available2024-07-29T11:51:44Z
dc.date.issued2024-02-09
dc.identifier.citationFRANCO, Mariana Ferrari. Evidências de validade de um instrumento intersetorial para detecção de risco para o desenvolvimento infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20262.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20262
dc.description.abstractChild development (CD) constitutes a period characterized by significant gains and changes in a child's abilities, learning, behavior, and socialization. In this regard, studies aimed at mapping risk and protective factors during this period are essential for the development of monitoring and protective actions. In view of the importance of using tools to assist professionals in the CD surveillance process, as well as the policies and studies in the field advocating for intersectionality to promote comprehensive and integrated childhood care, the objective of this study was to initiate the validation process of an intersectoral instrument for detecting risk in child development. To achieve this purpose, a quantitative methodological research was conducted, consisting of three main stages: analysis of the pilot instrument by a group of experts in the field, allowing for corrections and finalization of the pilot instrument; cognitive unfolding, involving professionals and family members, in which the instrument was evaluated for clarity and language, subsequently corrected based on participants' suggestions; and the pre- test, involving professionals working with the child population, who applied and used the instrument in their practice. Additionally, a prototype of a digital version of the instrument was developed to enhance its practicality and application efficiency. The research results showed that the instrument achieved the necessary values in the statistical evaluations to which it was subjected, including Cronbach's Alpha coefficient and Content Validity Coefficient, demonstrating stability and reliability and providing evidence of the instrument's validity. Despite the research fulfilling its objective and emphasizing the importance of such instruments, as well as the professionals' interest in using it, further evaluation stages and subsequent research are necessary for the instrument to be widely disseminated and used.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectIntersetorialidadepor
dc.subjectCriação de instrumentopor
dc.subjectValidaçãopor
dc.subjectChild developmenteng
dc.subjectInstrument developmenteng
dc.subjectIntersectionalityeng
dc.subjectValidationeng
dc.titleEvidências de validade de um instrumento intersetorial para detecção de risco para o desenvolvimento infantilpor
dc.title.alternativeValidity evidence for an intersectoral instrument for detecting risk to child developmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barba, Patrícia Carla de Souza Della
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6448489426438006por
dc.description.resumoO desenvolvimento infantil (DI) constitui um período caracterizado por ganhos e mudanças significativos nas habilidades, aprendizado, comportamento e socialização de uma criança. Nesse sentido, estudos que têm como propósito mapear fatores de risco e proteção nesse período são fundamentais para a construção de ações de monitoramento e proteção. Considerando a importância do uso de instrumentos para auxiliar os profissionais do processo de vigilância do DI, bem como as políticas e estudos da área que preconizam a intersetorialidade para promover uma atenção a infância integral e integrada, o objetivo do presente estudo foi iniciar o processo de validação do instrumento intersetorial para detecção de risco para o desenvolvimento infantil. Para alcançar esse propósito, realizou-se uma pesquisa metodológica quantitativa, que contou com três etapas principais: análise do instrumento piloto por um grupo de profissionais “experts” na área, possibilitando correção do instrumento e finalização do instrumento piloto; desdobramento cognitivo, com a participação de profissionais e familiares, no qual o instrumento foi avaliado quanto a clareza e linguagem adotada, sendo posteriormente corrigido seguindo as sugestões dos participantes; e o pré-teste, que contou com a participação de profissionais que atuam com o público infantil e que aplicaram e utilizaram o instrumento em sua prática. Além disso, desenvolveu-se um protótipo de versão digital do instrumento, visando aumentar sua praticidade e agilidade de aplicação. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o instrumento atingiu os valores necessários nas avaliações estatísticas a que foi submetido, o Coeficiente Alpha de Cronbach com valor de 0,73, e Coeficiente de Validade de Conteúdo atingindo o valor de 0,8 nas médias, demonstrando estabilidade e confiabilidade e fornecendo evidências de validade do instrumento. Apesar da pesquisa cumprir com seu objetivo, e destacar a importância desse tipo de instrumento, assim como o interesse dos profissionais em utilizá-lo, mais etapas de avaliação e pesquisas subsequentes se fazem necessárias para que o instrumento possa ser amplamente divulgado e utilizado.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES/DSpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/7803015362491197por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-8196-5485por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7893-8133por


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