Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSouza, Ana Paula Alves
dc.date.accessioned2024-08-22T16:38:48Z
dc.date.available2024-08-22T16:38:48Z
dc.date.issued2024-07-31
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Paula Alves. Produção de cuidado e de conhecimento na perspectiva interseccional: experiência de uma estudante de terapia ocupacional. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20414.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20414
dc.description.abstractRecently, studies have been noted that relate Occupational Therapy and its practices with intersectionality. Therefore, the present work aims to report the experience of an undergraduate student in Occupational Therapy within the scope of assistance, research and care with a focus on intersectionality. The data and information in this experience report come from practices carried out in an extension project called “Território do Cuidar” and from a Scientific Initiation research entitled “What children say and do in their daily lives: problematizing and building anti-racist cultures in promoting mental health.” Reflections were made based on the experiences reported in light of the methodological references based on the work, namely: popular health education and intersectionality. We realize that problematizing and understanding social markers with children is extremely important to promote children's mental health, developing the perception of how these markers are present in their daily lives. As a final consideration, I emphasize the importance of contact with care and research practices during graduation, through which it is possible to make theoretical-practical relationships that are important for professional and personal development.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterseccionalidadepor
dc.subjectCuidadopor
dc.subjectTerapia ocupacionalpor
dc.titleProdução de cuidado e de conhecimento na perspectiva interseccional: experiência de uma estudante de terapia ocupacionalpor
dc.title.alternativeProduction of care and knowledge in the perspective intersectional: experience of a student occupational therapyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Minatel, Martha Morais
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3621113172277748por
dc.description.resumoRecentemente notam-se estudos que relacionam a Terapia Ocupacional e as suas práticas com a interseccionalidade. Desta maneira o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma estudante de graduação em Terapia Ocupacional no âmbito da assistência, pesquisa e cuidado com foco na interseccionalidade. Os dados e informações desse relato de experiência advém das práticas realizadas em um projeto de extensão chamado “Território do Cuidar” e de uma pesquisa de Iniciação Científica intitulada “O que dizem e fazem as crianças em seus cotidianos: problematizando e construindo culturas antirracistas na promoção de saúde mental”. Foram feitas reflexões a partir das experiências relatadas à luz dos referenciais metodológicos base do trabalho, sendo eles: a educação popular em saúde e a interseccionalidade. Percebemos que problematizar e entender marcadores sociais com as crianças é de extrema importância para se promover a saúde mental infantojuvenil, desenvolvendo a percepção de como esses marcadores se fazem presente em seus cotidianos. Como consideração final, enfatizo a importância do contato com as práticas de cuidado e pesquisa durante a graduação, através dessas é possível fazer relações teórico-práticas importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil