Show simple item record

dc.contributor.authorZanini, Iolanda Francione
dc.date.accessioned2024-09-03T17:04:20Z
dc.date.available2024-09-03T17:04:20Z
dc.date.issued2024-07-29
dc.identifier.citationZANINI, Iolanda Francione. Percepções dos servidores técnico-administrativos em educação sobre o teletrabalho na Universidade Federal de Mato Grosso. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20461.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20461
dc.description.abstractThis work aims to identify perceptions of technical-administrative employees about work, considering the teleworking pilot project at the Federal University of Mato Grosso. The pilot project was part of the initial phase of the implementation of the Brazilian Federal Government's Management and Performance Program (PGD), started in December 2022 and completed in the second half of 2023. For the analysis, a literature review was carried out on the transformations of the work, transformations in public administration in Brazil and the type of teleworking in the public and private, national and international context. An analysis of the perception of technical-administrative employees participating in the pilot project and their managers regarding teleworking was also carried out from a qualitative perspective. The results showed that teleworking is a reality that will continue to expand in the public service. The perception of employees involved in the pilot project at the Federal University of Mato Grosso (UFMT) indicated benefits in this new work organization, as well as problems to be overcome. The study proves to be relevant for developing knowledge about the consequences of implementing teleworking, as well as its potential and limitations in the context of a public higher education institution.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeletrabalhopor
dc.subjectPercepção dos servidorespor
dc.subjectUniversidade públicapor
dc.subjectPrograma de Gestão e Desempenho (PGD)por
dc.subjectTeleworkingeng
dc.subjectPerception of serverseng
dc.subjectPublic universityeng
dc.subjectManagement and Performance Programeng
dc.titlePercepções dos servidores técnico-administrativos em educação sobre o teletrabalho na Universidade Federal de Mato Grossopor
dc.title.alternativePerceptions of technical-administrative servants in education about teleworking at the Federal University of Mato Grossoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Assis, Karina Gomes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4058077286734344por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar percepções dos servidores técnico-administrativos acerca do trabalho, considerando o projeto piloto de teletrabalho na Universidade Federal de Mato Grosso. O projeto piloto fez parte da fase inicial da implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) do Governo Federal Brasileiro, iniciado em dezembro de 2022 e finalizado no segundo semestre de 2023. Para a análise foram realizadas a revisão de literatura sobre as transformações do trabalho, transformações na administração pública no Brasil e sobre a modalidade de teletrabalho no contexto público e privado, nacional e internacional. Foi realizada também a análise da percepção dos servidores técnico-administrativos participantes do projeto piloto e de suas chefias sobre o teletrabalho a partir de uma perspectiva qualitativa. Os resultados mostraram que o teletrabalho é uma realidade que continuará em expansão no serviço público. A percepção dos servidores envolvidos no projeto piloto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) indicou benefícios nesta nova organização de trabalho, bem como problemáticas a serem superadas. O estudo revela-se relevante para o desenvolvimento de conhecimentos sobre os desdobramentos da implementação do teletrabalho, assim como suas potencialidades e limitações no contexto de uma instituição pública de ensino superior.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produção - PPGPEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2754729576554332por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil