Show simple item record

dc.contributor.authorConstantino, André Luis
dc.date.accessioned2024-09-13T19:19:02Z
dc.date.available2024-09-13T19:19:02Z
dc.date.issued2022-09-28
dc.identifier.citationCONSTANTINO, André Luis. Refletindo as recentes catástrofes ambientais em território nacional: uma visão dos professores do curso de Ciências Biológicas da UFSCar de São Carlos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20544.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20544
dc.description.abstractIn this work we aim to understand how higher education teachers interpret recent Brazilian environmental catastrophes. Three professors from the Biological Sciences Degree at UFSCar in São Carlos responded to a virtual questionnaire, and the responses were analyzed qualitatively. All teachers declared to be aware of the recent national environmental disasters, Mariana, Brumadinho and oil spill. They demonstrated very pertinent understandings regarding environmental catastrophes, considering their complexity and need for critical analysis, although on some occasions there are controversies regarding these phenomena and also the role of the media in communication. Despite the many ills and the destructive relationship between human beings and the environment, the teachers pointed out the need to look at this with perspectives of change and transformation towards a better society that is based on other types of socio-environmental values ​​and practices – something which can guide research and practices related to this topic. This includes the need for conceptual precision when approaching such themes, searching for terms that can represent the intentionality and necessary accountability for environmental events. We believe that environmental education is extremely important in training people committed to the sustainability of humanity in its relationship with the environment, and understanding current scientific and technological development is fundamental to establishing more accurate diagnoses and proposing different horizons. We point to the idea of ​​risk society as a great enhancer for Environmental Education and critical training in general.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCatástrofes ambientaispor
dc.subjectVisão de professorespor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnvironmental catastropheseng
dc.subjectTeachers’ vieweng
dc.titleRefletindo as recentes catástrofes ambientais em território nacional: uma visão dos professores do curso de Ciências Biológicas da UFSCar de São Carlospor
dc.title.alternativeReflecting the recent environmental catastrophes in the national territory: a view from professors of the Biological Sciences course at UFSCar in São Carloseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Carnio, Michel Pisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0198207700485715por
dc.description.resumoNo presente trabalho objetivamos compreender como os professores do ensino superior interpretam as recentes catástrofes ambientais brasileiras. Três professores da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSCar de São Carlos responderam a um questionário virtual, e as respostas foram analisadas de maneira qualitativa. Todos os professores declararam estar cientes dos recentes desastres ambientais nacionais, Mariana, Brumadinho e derramamento de petróleo. Demonstraram compreensões muito pertinentes a respeito das catástrofes ambientais, considerando sua complexidade e necessidade de análise crítica, embora em algumas ocasiões há controvérsias destes fenômenos e também do papel da mídia na comunicação. Apesar das muitas mazelas e da relação destrutiva do ser humano com o meio ambiente, os professores apontaram a necessidade de se olhar para isso com perspectivas de mudança e transformação para uma sociedade melhor e que se sustente em outros tipos de valores e práticas socioambientais – algo que pode orientar pesquisas e práticas relacionada a este tema. Isso inclui a necessidade de precisão conceitual ao se abordar tais temáticas, buscando por termos que consigam representar a intencionalidade e necessária responsabilização pelos acontecimentos ambientais. Acreditamos que a educação ambiental é de extrema importância na formação de pessoas comprometidas com a sustentabilidade da humanidade na sua relação com o meio ambiente, e compreender o atual desenvolvimento científico e tecnológico é fundamental para estabelecer diagnósticos mais precisos e propor horizontes diferentes. Apontamos a ideia de sociedade de risco como um grande potencializador para a Educação Ambiental e a formação crítica de modo geral.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8254064525332881por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil