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dc.contributor.authorMoraes, Isadora Muller Santos
dc.date.accessioned2024-09-27T14:36:00Z
dc.date.available2024-09-27T14:36:00Z
dc.date.issued2024-09-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20688
dc.description.abstractHydraulics is a branch of physics that studies the behavior of liquids, both in motion and at rest, and is responsible for the laws governing fluid transport, with or without hydraulic machines, such as pumps and turbines. Hydrated ethanol, produced from sugarcane and also known as common ethanol, is a liquid fuel widely used as a renewable energy source for fueling motor vehicles. Commonly found at fuel stations, there are several processes involved in getting this product to the final consumer, one of which is transporting the product to a fuel distribution base. This transportation can occur through various modes, including rail, river, pipelines, or by road via tank trucks, which will be the focus of this study. Upon arrival at the distribution base, the tank truck is unloaded by connecting it with hoses to a product discharge line and activating a pump that transfers the product from the tank truck to the storage tank. The unloading time of a tank truck depends on the product characteristics and the discharge line setup, including the distance from the tank truck to the tank, the pump's position and type, the type and diameter of the piping, and the line's equipment (valves, elbows, etc.). The goal of this summarized graduation thesis is to conduct a hydraulic study of the transportation of hydrated ethanol, moving it from a tank truck to the product tank using a pump. The central idea is to analyze aspects of this unloading process, such as pressure loss, pump type, and manometric height, and to suggest improvements that enhance task efficiency and the long-term maintenance of the equipment used. Finally, it is emphasized that hydrated ethanol, produced from sugarcane, is increasingly encouraged for use due to being a green and renewable fuel, serving as an alternative to petroleum derivatives, and thus requiring ever faster distribution to meet its growing volumetric demand.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHidráulicapor
dc.subjectEtanol Hidratadopor
dc.subjectCombustívelpor
dc.subjectCaminhão tanquepor
dc.titleEstudo hidráulico de descarga de etanol hidratado carburante a partir de caminhão-tanquepor
dc.title.alternativeHydraulic study of the outflow of hydrated fuel ethanol from a tanker truckeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Béttega, Vádila Giovana Guerra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0752059622240208por
dc.description.resumoA hidráulica é uma área da física que estuda o comportamento dos líquidos, tanto em movimento quanto em repouso, além de ser responsável pelas leis que regem o transporte de fluidos, com ou sem máquinas hidráulicas, como bombas e turbinas, conceitos muito importantes para transportar combustíveis como o etanol dentro de bases de distribuição. O etanol hidratado carburante, produzido a partir da cana-de-açúcar, também conhecido como etanol comum, é um líquido combustível utilizado amplamente como uma fonte renovável de energia para o abastecimento de veículos automotores. Comumente encontrado nos postos de combustíveis, para a chegada deste produto até o consumidor final existem diversos processos, um deles é a chegada deste produto até uma base de distribuição de combustíveis. Essa chegada pode ocorrer de diversas formas, pelo modal ferroviário, fluvial, por dutos ou pelo modal rodoviário, por meio de caminhões-tanque, que será o foco deste trabalho. A partir da chegada do caminhão-tanque na base a descarga do mesmo é realizada conectando-o, com o uso de mangotes, a uma linha de descarga do produto e acionando uma bomba que realiza o transporte deste produto do Caminhão-Tanque (CT) ao tanque. O tempo de descarga de um caminhão tanque irá depender das características do produto e também da linha de descarga, ou seja, distância do CT até o tanque, posição e tipo da bomba, tipo e diâmetro da tubulação, além dos equipamentos da linha (válvulas, cotovelos, entre outros). O objetivo do trabalho de graduação aqui resumido é realizar um estudo hidráulico do transporte de etanol hidratado carburante, levando-o de um caminhão-tanque até o tanque do produto com o uso de uma bomba. A ideia central é analisar, a partir de dados base e dados retirados da literatura, os aspectos desta descarga, tais como perda de carga, tipo de bomba, altura manométrica e comentar sobre pontos de melhoria que aumentem a eficiência relacionada ao tempo da tarefa e a conservação a longo prazo dos equipamentos utilizados. Ressalta-se, por fim, que o etanol hidratado carburante, produzido a partir da cana-de-açúcar, vem tendo cada vez mais seu uso incentivado por ser um combustível considerado verde e renovável, sendo uma alternativa aos derivados de petróleo, necessitando assim de uma distribuição cada vez mais rápida que supra sua crescente demanda volumétrica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseEngenharia Química - EQpor


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