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dc.contributor.authorOliveira, Rafael Augusto de
dc.date.accessioned2024-10-29T18:14:00Z
dc.date.available2024-10-29T18:14:00Z
dc.date.issued2024-07-29
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rafael Augusto de. Identificação de padrões de viagens urbanas por meio de análise espacial: estudo de caso de Araraquara, SP. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20889.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20889
dc.description.abstractUrban mobility has been becoming increasingly important for the operation of cities, currently the greatest expressions of the human organization of life in society. As is related to the access to the various opportunities offered and daily activities in the urban environment, the growing interest in its planning has been consolidating, while its importance and complexity is beginning to be understood. In Brazil, urban mobility planning is the object of Urban Mobility Plans, mandatory for all municipalities with more than 20,000 inhabitants and that also have to elaborate Master Plans. In this context, the city of Araraquara, in the interior of São Paulo, in the process of its Urban Mobility Plan review, had several studies capable of diagnosing the conditions of transport, travels and mobility in its territory. In order to continue these papers, this research aims to apply spatial analysis and spatial statistics techniques to identify and understand patterns related to population travels. Using a Geographic Information System (GIS), a statistical computing environment and a spatial data analysis software, the data collected in the Origin-Destination Survey (O/D) conducted between 2020 and 2021 were used. The analyzes seek to complement previous papers, considering the spatial aspects of income, age, gender, reasons for travel and level of education related to travels using different modes of transportation. The results indicate that the significant distributions of each variable are similar to the distributions of trips as a whole, mostly around the central region and its surroundings, which proves to be a solid urban nucleus. Other secondary and emerging centers are identified in peripheral regions, mainly using alternative modes to the car. In fact, the analyzes can contribute to obtaining additional subsidies for public policies and urban mobility planning in Araraquara.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise espacialpor
dc.subjectEstatística espacialpor
dc.subjectSistemas de Informações Geográficaspor
dc.subjectPlanejamento da mobilidade urbanapor
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectSpatial analysiseng
dc.subjectSpatial statisticseng
dc.subjectGeographic Information Systemseng
dc.subjectUrban mobility planningeng
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.titleIdentificação de padrões de viagens urbanas por meio de análise espacial: estudo de caso de Araraquara, SPpor
dc.title.alternativeIdentification of urban travel patterns through spatial analysis: case study of Araraquara, SPeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Guerreiro, Thais de Cassia Martinelli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2650555786682535por
dc.description.resumoA mobilidade urbana tem se tornado cada vez mais importante para o funcionamento das cidades, atualmente as maiores expressões da organização humana da vida em sociedade. Como diz respeito ao acesso às diversas oportunidades oferecidas e atividades cotidianas no meio urbano, o interesse crescente em seu planejamento vem se consolidando, enquanto se começa a entender sua importância e sua complexidade. No Brasil, o planejamento da mobilidade urbana é objeto de Planos de Mobilidade Urbana, obrigatórios para todos os municípios com mais de 20.000 habitantes e que também precisam elaborar Planos Diretores. Nesse contexto, o município de Araraquara, no interior de São Paulo, em seu processo de revisão de seu Plano de Mobilidade Urbana, contou com diversos estudos capazes de diagnosticar as condições de transporte, viagens e mobilidade em seu território. Visando dar continuidade a esses trabalhos, esta pesquisa tem, por objetivo, aplicar técnicas de análise e estatística espacial para identificar e entender os padrões referentes às viagens realizadas pela população. Por meio de um Sistema de Informações Geográficas (SIG), um ambiente de estatística computacional e um software de análise de dados espaciais, foram utilizados os dados coletados na Pesquisa Origem-Destino Domiciliar (O/D) realizada entre os anos de 2020 e 2021. As análises realizadas buscam complementar trabalhos anteriores, sendo considerados os aspectos espaciais de renda, idade, gênero, motivos de viagens e grau de escolaridade relacionados às viagens utilizando diferentes modos de transporte. Os resultados apontam que as distribuições significativas de cada variável assemelham-se às distribuições das viagens como um todo, majoritariamente em torno da região central e suas adjacências, que demonstra ser um núcleo urbano sólido. Outros núcleos secundários e emergentes são identificados em regiões periféricas, principalmente utilizando modos alternativos ao automóvel. Com efeito, as análises podem contribuir na obtenção de subsídios adicionais para políticas públicas e o planejamento da mobilidade urbana em Araraquara.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3042103539298188por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-8019-3273por


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