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dc.contributor.authorMoçambique, Maria Diamantina Francisco Fernandes
dc.date.accessioned2016-06-02T19:48:21Z
dc.date.available2013-01-17
dc.date.available2016-06-02T19:48:21Z
dc.date.issued2012-11-23
dc.identifier.citationMOÇAMBIQUE, Maria Diamantina Francisco Fernandes. Análise da inserção do enfermeiro nos processos de educação permanente na saúde da família no município de São Carlos/SP. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3248
dc.description.abstractThe processes of Continuing Education in Health (EPS) nurses inclusion in the Family Health Strategy (FHS) are studied aiming to identify the perceptions of nurses on continuing education as a way of work s reorganization. This is a qualitative research in the sphere of meanings constructed based on the theoretical work process. The data collection was made up by semi-structured interview after the informed consent of a total 15 nurses working in the FHS in São Carlos / SP, and has analyzed the empirical data using the technique of content analysis based on the theoretical results in three thematic 1) Continuing Education in Health versus Labour Process, 2) Facilities and Difficulties regarding EPS and 3) Actions undertaken in relation to the EPS. The results analysis showed that although nurses have the comprehensionthat EPS work process occur or should occur concurrently; this is not an easy task to put on a day-to-day work. The role of the nurse as a facilitator of educational processes still not solidifiedand the use of collective spaces for integration of actors and the expansion of autonomy. We also emphasize the importance of training professionals for the practice of EPS, considering the different concepts brought by the participants. The nurses maintain the notion of priority to management issues beside of the expense of neglecting the educational needs EPS as detector and form of solving the problems of practice. Another factor that can be seen is the lack of user involvement when it comes to EPS. Thus it is concluded the need for further research on the EPS and consequences for the quality of care users towards transformation of healthcare practices.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEnfermeiraspor
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subjectEstratégia de Saúde da Famíliapor
dc.subjectNurseeng
dc.subjectContinuing Education in Healtheng
dc.subjectFamily Health Strategyeng
dc.titleAnálise da inserção do enfermeiro nos processos de educação permanente na saúde da família no município de São Carlos/SPpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0185144417072417por
dc.description.resumoEstuda-se a inserção do enfermeiro nos processos de Educação Permanente em Saúde (EPS) na Estratégia de Saúde da Família (ESF), com o objetivo de identificar as percepções dos enfermeiros sobre a educação permanente como forma de reorganização do trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na esfera dos significados construídos que se baseia no referencial teórico do processo de trabalho. A coleta de dados efetuou-se por entrevista semiestruturada após o consentimento livre e esclarecido, com um total de 15 enfermeiros atuantes na ESF no município de São Carlos/SP, tendo-se analisado o material empírico segundo a técnica de análise de conteúdo com base no referencial teórico resultando em três eixos temáticos 1) Educação Permanente em Saúde versus Processo de Trabalho, 2) Facilidades e Dificuldades em relação à EPS e 3) Ações desenvolvidas em relação à EPS. A análise dos dados evidenciou que os enfermeiros têm compreensão que EPS e processo de trabalho ocorrem ou devem ocorrer concomitantemente, mas essa não é uma tarefa fácil de inserir no dia-a-dia de trabalho. Evidenciou também que ainda não se solidificou o papel do enfermeiro como facilitador dos processos educativos e a utilização dos espaços coletivos para integração de atores e a ampliação da autonomia. Destaca-se ainda, a importância da formação preparando os profissionais para a prática da EPS, considerando as diferentes concepções trazidas pelos participantes. Os enfermeiros mantêm a noção de prioridade à questões gerenciais ou assistenciais em detrimento das ações educativas desprezando a EPS como detector das necessidades e forma de resolução dos problemas da prática. Outro fator que se pode perceber é a ausência do envolvimento do usuário quando se fala de EPS. Com isso conclui-se que, há necessidade de aprofundar a investigação sobre a EPS e as consequências para a qualidade do cuidado aos usuários em direção à transformação das práticas de saúde.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnfpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor


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