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dc.contributor.authorCarvalho, Lilian Regina de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:48:22Z
dc.date.available2013-04-22
dc.date.available2016-06-02T19:48:22Z
dc.date.issued2013-02-25
dc.identifier.citationCARVALHO, Lilian Regina de. Distance education on the minimally invasive method for monitoring intracranial pressure. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3259
dc.description.abstractAll currently known methods for monitoring intracranial pressure are invasive because a catheter is introduce into the central nervous system causing various damages to the patient especially infection. A new method to monitor intracranial pressure was developed with a minimally invasive surgery, where a sensor is glued to the braincase and captured the bone deformities resulting from increased intracranial pressure. Being a new method is needed to spread the same and training of health professionals regarding the use of the equipment. With the evolution of Communication and Information Technologies became possible learning in real time and from any location through Distance Education. This tool was used in this study in order to disseminate the method for health professionals. The aim of this study was to elaborate the fidelity average prototype of a Virtual Learning Object - OVA about the new method for monitoring intracranial pressure with minimal invasion and evaluate its usability using the heuristics of Nielsen. The fidelity average prototype was developed in the program Microsoft Office PowerPoint ® 2007 following the seven steps of the framework Planning Learning Activities Supported by Computer - PACO. In the evaluation, of ten heuristics proposed by Nielsen eight were violated and found and 388 usability problems. The initial version of the OVA program was developed in the Abobe Flash ® Player 10 by a professional specialist under supervision of the author and according to the suggestions of the reviewers and members of the banking qualification. All screens of the prototype showed some kind of heuristic violated and usability problem countless demonstrating the importance of evaluating the interfaces before exposing the product to the user. The methodology and assessment used in this study were suitable for the proposed objective.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectTecnologia em saúdepor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectPressão intracranianapor
dc.subjectMonitoração da pressão intracranianapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDistanceeng
dc.subjectNursingeng
dc.subjectBiomedical technologyeng
dc.subjectIntracranial pressureeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.titleEducação a distância sobre o método minimamente invasivo para monitoração da pressão intracranianapor
dc.title.alternativeDistance education on the minimally invasive method for monitoring intracranial pressureeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0185144417072417por
dc.description.resumoTodos os métodos conhecidos atualmente para monitoração da pressão intracraniana são invasivos, ou seja, é necessário introduzir um cateter no sistema nervoso central acarretando diversos prejuízos ao paciente principalmente risco de infecção. Um novo método para monitorar a pressão intracraniana foi desenvolvido de forma minimamente invasiva, onde um sensor é colado na caixa craniana e captadas as deformações ósseas decorrentes do aumento da pressão intracraniana. Por ser um método novo é necessário a disseminação do mesmo e a capacitação de profissionais da saúde com relação ao uso do equipamento. Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação tornou-se possível o aprendizado em tempo real e de qualquer local por meio da Educação a Distância. Esta ferramenta foi utilizada nesse trabalho com vistas a disseminar o método para profissionais de saúde. O objetivo desse estudo foi elaborar o protótipo de média fidelidade de um Objeto Virtual de Aprendizagem - OVA sobre o novo método para monitoração da pressão intracraniana de forma minimamente invasiva e avaliar sua usabilidade utilizando as Heurísticas de Nielsen. O protótipo de média fidelidade foi desenvolvido no programa da Microsoft Office Power Point 2007 ® seguindo as sete etapas do framework Planejamento de Atividades de Aprendizagem Apoiadas por Computador PACO. Na avaliação, das dez heurísticas propostas por Nielsen oito foram violadas e encontrado 388 problemas de usabilidade. A versão inicial do OVA foi desenvolvido no programa da Abobe Flash Player 10® por um profissional especialista sob supervisão da autora e conforme as sugestões dos avaliadores e dos membros da banca de qualificação. Todas as telas do protótipo apresentaram algum tipo de heurística violada e inúmeros problemas de usabilidade demonstrando a importância de avaliar as interfaces antes de expor o produto para o usuário. A metodologia e a avaliação utilizada nesse estudo foram adequadas para o objetivo proposto.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnfpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8329953593386274por


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