Show simple item record

dc.contributor.authorWestin, Ursula Marcondes
dc.date.accessioned2016-06-02T19:48:22Z
dc.date.available2013-04-30
dc.date.available2016-06-02T19:48:22Z
dc.date.issued2013-02-26
dc.identifier.citationWESTIN, Ursula Marcondes. Study and a course proposal in the virtual learning environment Moodle about organ donation and transplantation. 2013. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3260
dc.description.abstractThe organ donation and transplantation have been a much discussed topic worldwide because of the great advances that medicine has made in recent years. However, even relevant, this topic still generates controversy and discomfort because most of the population, including many health students have a insufficient knowledge about laws which govern the process of donation and transplantation in Brazil, as well as basic issues but fundamental on the subject. The aim of this study is to development a prototype of a distance learning course, so that students in the health field may have the opportunity to learn about organ donation and transplantation, since the topic is hardly offered during graduation in most of Brazilian Universities. We picked up for the creation of a online course prototype because the internet being currently too much strong to teaching and search. The Distance Education together the internet became as an effective tool in the teaching-learning students, breaking down barriers imposed by time and distance. The literature review in the area, the analysis of the politicalpedagogical projects of health courses, as well as the information available on the Internet and the knowledge of the 150 fourth graders of the Federal University of São Carlos through a structured questionnaire served as support for the creation of the prototype. The data obtained from the questionnaire were coded, organized and analyzed quantitatively using descriptive statistics by the Statistical Package for Social Sciences (SPSS ®). The results show that it is essential to approach the subject during the graduation training of future professionals capable of changing reality of the country about the process of organ donation and transplantation.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEducação à distânciapor
dc.subjectTransplante de órgãos, tecidos, etcpor
dc.subjectDoação de órgãos, tecidos, etcpor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectOrgan donation and transplantationeng
dc.subjectNursing Informaticseng
dc.subjectDistance Educationeng
dc.titleEstudo e proposta de um curso sobre doação e transplante de órgãos no ambiente virtual de aprendizagem moodlepor
dc.title.alternativeStudy and a course proposal in the virtual learning environment Moodle about organ donation and transplantationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Zem-Mascarenhas, Silvia Helena
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0185144417072417por
dc.description.resumoA doação e o transplante de órgãos têm sido um tema muito discutido em âmbito mundial, em virtude dos grandes avanços que a medicina fez nos últimos anos. Todavia, mesmo relevante, esse tema ainda gera polêmicas e desconfortos, uma vez que a maior parte da população, incluindo muitos estudantes da área da saúde, tem pouco conhecimento sobre as Leis que regem o processo de doação e transplante no Brasil, além de questões básicas, porém fundamentais sobre o tema. Este estudo tem como objetivo a elaboração de um protótipo de um curso a distância, a fim de que os estudantes possam ter a oportunidade de aprender sobre doação e transplante de órgãos, já que a temática não é ofertada formalmente durante a graduação na maioria das Universidades brasileiras. Optou-se pela criação de um protótipo de um curso on-line pelo fato da internet estar, atualmente, ganhando forças no ensino e pesquisa, assim, pode-se usar a Educação à distância vinculada a ela como ferramenta eficaz no ensinoaprendizagem de alunos, quebrando as barreiras impostas pelo tempo e distância. A análise da literatura na área, análise dos projetos político-pedagógicos dos cursos da saúde de uma universidade, bem como das informações disponíveis na internet e os saberes dos 150 alunos do quarto ano de graduação dos cursos da saúde da Universidade Federal de São Carlos através de um questionário estruturado serviram de respaldo para a criação do protótipo do curso. Os dados obtidos do questionário foram codificados, organizados e analisados quantitativamente por estatística descritiva através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®). Os resultados mostram que é fundamental a abordagem do tema na graduação visando a formação de futuros profissionais capazes de mudar a realidade do país quanto à doação, captação e transplante de órgãos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnfpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8889236417154349por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record