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dc.contributor.authorKirner, Janice
dc.date.accessioned2016-06-02T20:00:13Z
dc.date.available2007-07-11
dc.date.available2016-06-02T20:00:13Z
dc.date.issued2006-03-10
dc.identifier.citationKIRNER, Janice. Proposta de um método para a definição de rotas cicláveis em áreas urbanas.. 2006. 229 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4199
dc.description.abstractUrban problems caused by transportation planning that prioritizes the use of the automobile indicate the inclusion of the bicycle as a viable alternative of urban transport in Brazilian cities. However, it is verified the lack of guidelines that can lead to policies that encourage bicycle transportation, amongst which stands out the insertion or improvement in the infrastructure for cycling. The objective of this study is to propose a method for the definition of cycling routes in urban areas which would have satisfactory results in encouraging bicycle transportation, focusing on the aspects of demand and bicycle level of service in shared roads in urban areas. The proposed method includes the following steps: (1) identification of the potential facility for bicycle trip generation; (2) data collection on the trip behavior of the facility users; (3) identification of the road segments with greater potential demand for bicycle trips; (4) level of service evaluation of the selected road segments; and (5) selection of road segments with greater need of improvement to define cycling routes. A study case was carried out in the city of São Carlos, where the proposed methodology was applied in two utilitarian bicycle trip generation facilities. The necessary data for the study was obtained through 106 interviews, which included a questionnaire and a stated preference survey. The data obtained in the stated preference survey revealed that the pavement condition was the most important attribute in the group s opinion, in comparison to motorized vehicles speed and travel time. The identification and the study of the road segments with greater potential demand for bicycle trips included the demarcation of the influence area of the trip generation facility, the definition of the desire lines and the inventory of the itineraries covered by the interviewed group. These steps were developed with the use of TransCAD. The evaluation of the level of service of the selected segments resulted in measures of level of service with the same value for all of the roads, which did not allow us to prioritize the segments with greater need of improvement to define cycling routes. However, since the values attributed to the road segments were considered unacceptable for bicycle transportation, a series of improvements were suggested to reduce their deficiencies.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVias urbanaspor
dc.subjectTransportes - planejamentopor
dc.subjectBicicletaspor
dc.subjectCiclistaspor
dc.titleProposta de um método para a definição de rotas cicláveis em áreas urbanaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sanches, Suely da Penha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857424839674606por
dc.description.resumoOs problemas urbanos causados pelo planejamento de transportes que prioriza o uso do automóvel indicam a inserção da bicicleta como alternativa viável de transporte urbano nas cidades brasileiras. No entanto, constata-se a falta de diretrizes que possam nortear as políticas de estímulo ao transporte cicloviário, dentre as quais se destaca a inserção ou melhoria na infra-estrutura para os ciclistas. O objetivo deste estudo é propor um método para a definição de rotas cicláveis em áreas urbanas que realmente tenham resultados satisfatórios para o incentivo ao transporte cicloviário, enfocando tanto o aspecto da demanda, quanto o aspecto do nível de serviço das vias para viagens de bicicleta em vias compartilhadas em áreas urbanas. O método proposto pode ser dividido nas seguintes etapas: (1) identificação do pólo potencial para geração de viagens por bicicleta; (2) coleta de dados sobre o comportamento de viagem dos usuários do pólo; (3) identificação dos segmentos de vias onde existe maior demanda potencial de viagens por bicicletas; (4) avaliação do nível de serviço dos segmentos de vias selecionados; e (5) priorização dos segmentos de vias com maior necessidade de melhoramentos para definição das rotas cicláveis. Foi realizado um estudo de caso na cidade de São Carlos, onde a metodologia definida foi aplicada em dois pólos geradores de viagens utilitárias por bicicleta. Os dados necessários para o estudo foram obtidos através de 106 entrevistas, que incluíram um questionário e uma pesquisa de preferência declarada. Os dados obtidos na pesquisa de preferência declarada permitiram estimar que a condição do pavimento foi o atributo com maior importância relativa para os entrevistados, em detrimento da velocidade dos veículos motorizados e do tempo de viagem. A identificação e o estudo das vias onde existe maior demanda potencial de viagens por bicicletas incluiu a delimitação da área de influência dos pólos, a definição das linhas de desejo de viagens e o levantamento dos itinerários percorridos pelos entrevistados. Estas etapas foram desenvolvidas com o uso do TransCAD. A avaliação do nível de serviço dos segmentos selecionados resultou em medidas de nível de serviço de mesmo valor para todas as vias, o que não permitiu a priorização dos segmentos com maior necessidade de melhoramentos para definição de rotas cicláveis. No entanto, como os valores atribuídos às vias foram considerados inaceitáveis para o transporte cicloviário, uma série de melhorias foi sugerida para amenizar as suas deficiências.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor


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