Show simple item record

dc.contributor.authorFerreira, Ana Cristina Maurício
dc.date.accessioned2016-06-02T20:00:23Z
dc.date.available2008-07-10
dc.date.available2016-06-02T20:00:23Z
dc.date.issued2007-11-30
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana Cristina Maurício. Análise espacial das taxas de mortalidade por atropelamento dos municípios paulistas utilizando ferramentas de estatística espacial. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4239
dc.description.abstractThe Brazil presents exalted indexes of accidents and constitute one of bigger problems of public health, leaving in year, thousands of deads or peoples with temporaries or permanencies deficiencies. It is necessary to consider that big piece of accidents occurred in the country are trampling down, been that your mortality also presents raised numbers. In Brazil occur approachment 5,6 deaths for 100 thousand habitants in year. The São Paulo State presents numbers very higher at national average, of nine deaths for 100 thousand habitants. Many municipality of São Paulo State presented, in year s 2005, indexes higher at 20 deaths for 100 thousand habitants. Considering that are not many the research that discuss specified of problem of trampling down, this work can be interesting with intension of to help your understanding and identify possible contributing factories for your incident. This research had for mainly objective to analyze the incident of deaths for trampling down in the municipalities of São Paulo State, considering that discuss of a spacious phenomenon, where the localization is a important attribute, permitting so, the search for existence of stone of distribution, tendency and dependence spacious. For this been utilized implements of GIS and of spacious statistics. Was understandied that the São Paulo State presents three groupment of area with clusters, localized in the region northwest/ centre-west, south-east and south of State. Presents also correlation spacious signified with some indicates studieds like the case of demography density, populational increase, age of population, level of urbanization, municipalities and index of motorization. Also is necessary be considered that the trampling down can be associate with factors specified of each municipalities, like the less structure adequate that permit a secure circulation of pedestrian as much urban place as in the highway.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAcidentes de trânsitopor
dc.subjectEstatística espacialpor
dc.subjectAtropelamentopor
dc.subjectAnálise espacial (Estatística)por
dc.subjectSistemas de informação geográficapor
dc.titleAnálise espacial das taxas de mortalidade por atropelamento dos municípios paulistas utilizando ferramentas de estatística espacialpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Raia Junior, Archimedes Azevedo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413793013018019por
dc.description.resumoO Brasil apresenta índices elevados de acidentes e constitui um dos maiores problema de saúde pública, deixando ao ano, milhares de mortos ou pessoas com deficiências temporárias ou permanentes. Deve-se considerar que grande parcela dos acidentes ocorridos no país são atropelamentos, sendo que sua mortalidade também apresenta números elevados. No Brasil ocorrem aproximadamente 5,6 óbitos por 100 mil habitantes ao ano. O Estado de São Paulo apresenta números bem superiores à média nacional, de nove óbitos por 100 mil habitantes. Muitos municípios paulistas chegaram a apresentar, no ano de 2005, índices superiores a 20 óbitos por 100 mil habitantes. Considerando que não são muitos os estudos que tratam especificamente do problema dos atropelamentos, este trabalho pode ser interessante no sentido de auxiliar sua compreensão e identificar possíveis fatores contribuintes para sua ocorrência. Esta pesquisa teve por objetivo principal analisar as ocorrências de mortalidade por atropelamento nos municípios paulistas, considerando que trata-se de um fenômeno espacial, em que sua localização é um importante atributo, permitindo assim, a busca pela existência de padrões de distribuição, tendência e dependência espaciais. Para tanto foram utilizadas ferramentas de SIG e de estatística espacial. Foi compreendido que o estado de São Paulo apresenta três agrupamentos de áreas com autocorrelação espacial positiva (clusters), localizados nas regiões noroeste/centro-oeste, sudeste e sul do estado. Apresenta também correlações espaciais significativas com alguns indicadores estudados, como é o caso da densidade demográfica, crescimento populacional, idade da população, grau de urbanização, IDH-municipal e índice de motorização. Também deve ser considerado que o atropelamento pode estar associado a fatores específicos de cada município, como a falta de infra-estrutura adequada que permita uma circulação segura dos pedestres, tanto no meio urbano como nas rodovias.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7226501479696435por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record