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dc.contributor.authorOliveira, Liliane Torres de
dc.date.accessioned2016-06-02T20:00:31Z
dc.date.available2010-01-21
dc.date.available2016-06-02T20:00:31Z
dc.date.issued2009-11-27
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Liliane Torres de. Novos campi públicos brasileiros : concepções projetuais. 2009. 261 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4277
dc.description.abstractThis research project on the plans of the new campuses for Brazilian public Universities aims to discuss the urbanistic proposals used in four different plans in the state of Sao Paulo. This work attempts to evince which concepts were adopted in these projects, taking into account the national context, at the beginning of this century, of expansion, creation and restructuring of new campuses for public Universities and the relevance that this urban equipment has because of its social function and dimension. As theoretical foundation, we present a survey of historical moments that are of major concern for the apprehension of the research object. To this end, we approach initially the birth of the first University in Europe and the emergence of the campus in the U.S.A. Then, dealing with the history of Brazilian Universities, we highlight the development process of the campus, taking into consideration that the beginning of its implementation is an essential and paradigmatic phase. In order to discuss the proposals for the four new plans, certain categories of analysis were established, which focus on: an analysis of site where the campus is placed, the identification of urbanistic concepts, the parameters and guidelines for urban design, the verification of the road system, a spatial analysis of buildings and the open area and, finally, environmental sustainability a current theme present in disputes on planning. By means of systematization of the collected data, we sought to identify the urbanistic performance and the similarities and differences between the plans. Various issues were found in the specificities of each plan, such as the production of spaces that meet the new pedagogical proposals, the appreciation of the collective use of spaces for both convivence and learning, the promotion of environmental sustainability and the accessibility and mobility on the campuses, which demonstrates that there is an intent to match the demands generated by contemporary society.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento urbanopor
dc.subjectProjeto urbanopor
dc.subjectArquitetura e urbanismopor
dc.subjectCampus universitáriopor
dc.titleNovos campi públicos brasileiros : concepções projetuaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Ricardo Siloto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4768827Y8por
dc.description.resumoO projeto de pesquisa proposto sobre os planos para os novos campi universitários públicos brasileiros teve como objetivo debater as proposições urbanísticas utilizadas em quatro planos distintos no estado de São Paulo. Considerando o contexto nacional, no início deste século, de ampliação, criação e reestruturação de novos campi públicos e a relevância que esse equipamento urbano possui por sua dimensão e função social, este trabalho buscou evidenciar quais os conceitos adotados para esses projetos. Como embasamento teórico, foi realizado o levantamento histórico de alguns momentos considerados fundamentais para a apreensão do objeto de pesquisa. Para tanto, foram abordados primeiramente o nascimento da universidade na Europa e o surgimento do campus nos EUA. Posteriormente, já na história das universidades brasileiras, foi destacado o processo de desenvolvimento do campus, considerando-se o início de sua implantação uma fase essencial e paradigmática. Na intenção de debater as propostas para os quatro novos planos, foram estabelecidas determinadas categorias de análise que enfocaram: uma análise do local de inserção do campus, a identificação dos conceitos urbanísticos, os parâmetros e diretrizes de desenho urbano, a verificação do sistema viário, a análise espacial entre edificações e áreas livres e a sustentabilidade ambiental, tema atual e presente nos embates sobre planejamento. Por meio da sistematização dos dados coletados, procurou-se identificar o desempenho urbanístico e as convergências e divergências entre os planos. Nas especificidades contidas em cada objeto, foram encontradas questões como a produção de espaços que correspondam às novas proposições pedagógicas, a valorização do uso coletivo tanto para convívio quanto para aprendizagem, a promoção da sustentabilidade ambiental e a acessibilidade e mobilidade nos campi, demonstrando, assim, a busca em atender às demandas geradas pela sociedade atual.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1856889753390631por


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