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dc.contributor.authorRocha, Luciani Maria Vieira
dc.date.accessioned2016-06-02T20:00:36Z
dc.date.available2011-03-25
dc.date.available2016-06-02T20:00:36Z
dc.date.issued2011-02-08
dc.identifier.citationROCHA, Luciani Maria Vieira. Influência térmica das configurações urbanas ao longo do eixo do Córrego Canela na cidade de São José do Rio Preto. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4298
dc.description.abstractThis research intends to investigate the influence of urban morphology in air temperature along the axis of Alberto Andaló Ave. and José Munia Ave., which border the Canela Stream in São José do Rio Preto. Initially, a review was made on the relationship between urban design and the influence of climate and vegetation on climate. Alongside, it was made a review of some existing studies on the expansion of the city, as well as on the occupation of streams margins by avenues construction. The cadastral and morphological data such as land use, topography, configuration of city blocks and lots, height of buildings and ground cover were surveyed in maps, either developed by the Municipality or obtained from satellite imagery and field observation. In order to collect temperature data, four points were chosen - two in José Munia Avenue and two in Alberto Andaló Avenue. The results of that field campaign at two measurement periods - the first in April and the second in July and August - revealed differences in the air temperature among the two avenues. The correlation of these data with the characteristics of land use and occupation showed a significant decrease of air temperature during the night due to the presence of vegetation and soil permeability, thus, minimizing the heat islands. Also, it was found that areas with high occupancy of buildings and intensely paved areas and city blocks lost less heat, leading to the formation of the highest heat islands during the night period.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento físico-ambientalpor
dc.subjectClima urbanopor
dc.subjectVegetação e climapor
dc.subjectFundos de valepor
dc.subjectVegetation and climateeng
dc.subjectValleys and urban climateeng
dc.titleInfluência térmica das configurações urbanas ao longo do eixo do Córrego Canela na cidade de São José do Rio Pretopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Lea Cristina Lucas de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0083847008256434por
dc.description.resumoEsta pesquisa procura investigar a interferência da morfologia urbana na temperatura do ar ao longo do eixo das Avenidas Alberto Andaló e José Munia que margeiam o Córrego Canela na cidade de São José do Rio Preto. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica sobre a relação entre o desenho urbano e o clima e a influência da vegetação no clima. Paralelamente foi feita uma revisão de estudos existentes sobre a expansão da cidade e leitura das ocupações das margens dos córregos com a construção de avenidas. Os dados cadastrais e morfológicos: levantamento topográfico, uso e ocupação, configuração das quadras e lotes, altura das edificações, cobertura do solo, foram pesquisados em mapas desenvolvidos pela Prefeitura, obtidos através de imagem de satélite, e observados em campo. Para a medição de temperatura foram escolhidos quatro pontos, dois na Av.José Munia e dois na Av.Alberto Andaló. O resultado da coleta de dados de temperatura do ar revelou diferenças na temperatura do ar entre os pontos amostrais das duas avenidas em dois períodos de medição, o primeiro em abril e o segundo em julho e agosto. A correlação dos dados com as características de uso e ocupação do solo demonstrou uma influência significativa da presença de vegetação e permeabilidade do solo na diminuição da temperatura do ar noturna, consequentemente minimização das ilhas de calor. Também verificou-se que as áreas com maior ocupação com construções e maior pavimentação nas ruas e quadras, perderam menos calor, levando à formação de ilhas de calor noturnas mais intensas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2665625897264868por


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