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Análise da percepção de segurança de trânsito em áreas escolares, com a utilização de ferramenta multicritério
dc.contributor.author | Montmorency, Christiana Maria Lemos Barbato | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:00:42Z | |
dc.date.available | 2012-04-20 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:00:42Z | |
dc.date.issued | 2008-12-11 | |
dc.identifier.citation | MONTMORENCY, Christiana Maria Lemos Barbato. Análise da percepção de segurança de trânsito em áreas escolares, com a utilização de ferramenta multicritério. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4322 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Engenharia urbana | por |
dc.subject | Segurança de trânsito | por |
dc.subject | Análise multicriterial (processo decisório) | por |
dc.subject | AHP | por |
dc.title | Análise da percepção de segurança de trânsito em áreas escolares, com a utilização de ferramenta multicritério | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Raia Junior, Archimedes Azevedo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6413793013018019 | por |
dc.description.resumo | Segundo a Organizacao Mundial da Saude, a cada hora, quarenta jovens morrem no mundo em decorrencia de colisoes no transito, sendo que, para a faixa etaria entre 10 e 14 anos os acidentes de trafego representam a segunda causa de mortes. Em vista de dados alarmantes como este e legitimo, e plenamente justificado, o investimento em pesquisas sobre gestao de transito com foco para a preservacao da integridade fisica de criancas e jovens. Em contexto urbano, o entorno escolar representa uma zona onde ha elevada concentracao de criancas em funcao das atividades diarias de um centro de ensino. Esta dissertacao buscou identificar a percepcao de grupos formados por alunos, funcionarios, pais de alunos, transportadores escolares e tecnicos em engenharia de trafego, em relacao a seguranca de transito. A pesquisa incidiu sobre a coleta de opinioes, e sua sistematizacao, de forma a contribuir para a tomada de melhores decisoes, tecnicas ou politicas, na solucao de problemas e conflitos entre pedestres, em particular criancas, e o trafego. As opinioes dos entrevistados foram convertidas em parametros objetivos por meio da aplicacao de uma tecnica associada a Analise Multicriterial, denominada Processo de Analise Hierarquica (AHP, abreviatura do nome original em ingles Analitic Hierarchy Process). A metodologia AHP foi utilizada para quantificar a posicao dos entrevistados em relacao as caracteristicas e a possiveis acoes para melhoria nas condicoes de seguranca no transito na zona do entorno de escolas. Os resultados obtidos, apos a aplicacao da metodologia, mostram que, mesmo se tratando de grupos tao heterogeneos entre si, existe uma clara preferencia pelas acoes relacionadas a educacao para o transito. Os cinco grupos entrevistados demonstram valorizar este criterio como sendo o mais importante para aumentar a seguranca de transito no entorno de escolas. Porem, nao ha unanimidade em relacao ao segundo colocado. Pais e professores mostraram entender que, apos a educacao no transito, o criterio mais importante para a seguranca na area escolar e a fiscalizacao de transito, deixando para a ultima posicao em sua preferencia, as intervencoes de engenharia. Ja para os motoristas profissionais, especialistas em engenharia de trafego e alunos, apos a educacao no transito, estao as acoes de engenharia de trafego, seguidas pelas acoes de esforco legal. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEU | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |